Tito Pompónio Ático

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Julho de 2011). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Tito Pompónio Ático
Nascimento 110 a.C.
Morte 32 a.C. (78 anos)
Roma
Cidadania Roma Antiga
Progenitores Pai:Tito Pompônio
Cônjuge Pilia
Filho(s) Cecília Ática
Irmão(s) Pompônia
Ocupação escritor, filósofo, banqueiro
Movimento estético epicurismo

Tito Pompónio Ático, em latim Titus Pomponius Atticus (ca. 110 a.C.32 a.C.), foi um cavaleiro romano[1] e Patrono das Letras, Atticus é recordado como grande amigo e confidente de Cícero sendo-lhe dedicado o tratado deste filósofo sobre a amizade, De Amicitia. A correspondência entre os dois está preservada nos dezesseis volumes das "Cartas a Ático" (Epistulae ad Atticum).

Ático foi um romano que viveu nos últimos tempos da república, tendo sido o grande amigo de Cícero e também amigo do historiador Cornélio Nepos. Era ferrenho epicurista, e por isso Cícero (mais próximo do estoicismo) o coloca como seu opositor em vários dos seus diálogos.

  • Das correspondências de Cícero, sobressaem-se em quantidade e importância os dezesseis livros de cartas a Ático (Epistulae ad Atticum libri XVI)
  • Ático aparece como dialogante em diversos tratados de Cícero:
    • Brutus
    • Academica posteriora


Ele foi o avô materno de Vipsânia Agripina,[Nota 1][1] esposa do imperador Tibério.[2]

Notas e referências

Notas

  1. Isso pode ser inferido pelo texto de Tácito, que menciona Tito Pompónio Ático como bisavô de Druso, e este como filho de Vipsânia e Tibério.

Referências