Tlacotalpan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Tlacotalpan.

Tlacotalpan é uma localidade e município no sudeste do estado de Veracruz.

Situado na costa do golfo do México, limita-se: ao norte, com Alvarado; ao sul com José Azueta, Isla e Santiago Tuxtla; a leste, com Lerdo de Tejada, Saltabarranca e Santiago Tuxtla; e a oeste, com Acula e Amatitlán.

É conhecido por sua tradição pesqueira e pelo festival de música regional que patrocina. Esse estilo musical tem influências da música da Andaluzia, do centro-oeste de África e de culturas centro-americanas.

Parte do município foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1998, apesar da corrida de touros que se realiza em seu território.

Touros espancados até à morte em nome da Virgem da Candelária[editar | editar código-fonte]

Em nome da tradição, seis touros são espancados até à morte com paus e latas por uma multidão em fúria. Acontece todos os anos em fevereiro nas tradicionais festas em honra da Virgem da Candelária.

Manda a tradição que os ganadeiros ofereçam os animais, já velhos e sem valor comercial, para que o seu sacrifício possa alimentar a ira popular. Estes bois e vacas pacíficos e indolentes por natureza e pelo peso da idade são levados para a beira-rio, um dos maiores do México, e obrigados a atravessar o curso de água barrenta para depois serem agredidos até à morte.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do México é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «A tradição em Tlacotalpan voltou a cumprir-se».