Tocate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde maio de 2013).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wiki letter w.svg
Por favor melhore este artigo ou secção, expandindo-o. Mais informação pode ser encontrada em «Tokat» na Wikipédia em catalão, nas fontes e também na página de discussão.
Turquia Tocate

Doceia, Eudóxia

 
—  Distrito (ilçe)  —
Fachada da madraça Gök, em Tocate, atualmente um museu
Fachada da madraça Gök, em Tocate, atualmente um museu
Mapa dos distritos da província de Tocate
Mapa dos distritos da província de Tocate
Tocate está localizado em: Turquia
Tocate
Localização de Tocate na Turquia
Coordenadas 40° 19' N 36° 33' E
Região Mar Negro
Província Tocate
Administração
 - Governador (kaymakam) Mustafa Taşkesen [1]
 - Prefeito (belediye başkanı) Adnan Çıçek (2009, AKP)[2]
Área [3]
 - Distrito (ilçe) 1 923 km²
Altitude 630 m
População (2012) [4]
 - Distrito (ilçe) 182 225
    • Densidade 94,8 hab./km²
 - Urbana 132 437
Código postal 60000
Prefixo telefónico 356
Sítio Governo distrital: www.tokat.gov.tr
Prefeitura: www.tokat.bel.tr

Tocate[5] (Tokat) é uma cidade e distrito (em turco: ilçe) do centro-norte da Turquia. É a capital da província homónima e faz parte da região do Mar Negro. O distrito tem 1 923 km² de área e em 2012 a sua população era de 182 225 habitantes (densidade: 94,8 hab./km²), dos quais 132 437 moravam na cidade.

No passado chamou-se Doceia (em grego: Δόκ(ε)ια; transl.: Dók(e)ia), Eudocíada (em grego: Eυδοκιάδα; transl.: Eudokiáda)[6] ou Eudóxia (em grego: Ευδοκία; transl.: Eudokía,[7] em honra de Élia Eudóxia, mãe do imperador romano Teodósio II).[carece de fontes?] Outros de seus nomes gregos foram Tocate (em grego: Τοκάτη; transl.: Tokáte) e Tocácio (em grego: Τοκάτιον; transl.: Tokation). [6] Em arménio chama-se Եւդոկիա (Eudokia).

Na cidade funciona a Universidade Gaziosmanpaşa, fundada em 1992 e batizada com o nome de um nativo ilustre: Osmã Nuri Paxá, também conhecido como Gazi Osmã Paxá, comandante do exército otomano durante a Guerra da Crimeia.

História[editar | editar código-fonte]

Tocate foi fundada durante o período hitita (2º milénio a.C.). Durante o reinado de Mitrídates VI do Ponto, foi um dos seus vários redutos na Ásia Menor.

Após a batalha de Manziquerta (1071), ficou sob o controlo do Império Seljúcida, à semelhança do que aconteceu com a maior parte da Ásia Menor. No entanto, depois da morte do sultão de Rum Solimão I em 1082, o emir Danismende Gazi, fundador da dinastia Danismendida, tomou o controlo da região a partir da sua base em Sivas. Durante o reinado de Quilige Arslam II (r. 1156–1192), a área voltou novamente às mãos de seljúcidas, integrando o Sultanato de Rum.

Após a batalha de Köse Dağ (1243), os seljúcidas perderam o controlo de Tocate e o poder foi ocupado por uma série de emires locais como os Eretnidas até à chegada dos Otomanos.

Monumentos[editar | editar código-fonte]

O principal monumento de Tocate é a cidadela otomana. Com 28 torres, ergue-se numa colina rochosa sobre a cidade. Outros locais de interesse turístico são a Mesquita Ali Paxá, do século XVI e a Madraça Gök (Pervane Bey Darussifasi), construída em 1270. Esta foi uma escola de teologia islâmica e atualmente é um museu onde estão expostos achados arqueológicos feitos na região.

A Latifoglu Konak, uma residência otomana do final do século XVIII, é um belo exemplo de arquitetura barroca otomana. É um edifício de dois andares que foi restaurado e convertido num pequeno museu. Muita da sua mobília, da cozinha, estúdio, quartos de hóspedes com casa de banho, quarto, sala principal e harém, é original.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Tokat», especificamente desta versão.
  1. «Tokat İlı». yerelnet.org.tr (em turco). YerelNET. Consultado em 4 de maio de 2013 
  2. «Tokat Belediyesi». www.yerelnet.org.tr (em turco). YerelNET. Consultado em 4 de maio de 2013 
  3. «Districts of Turkey». www.statoids.com (em inglês). Administrative Divisions of Countries ("Statoids"). 2 de fevereiro de 2008. Consultado em 26 de maio de 2010. Cópia arquivada em 26 de maio de 2010 
  4. «Base de dados do sistema de registo de população baseada em moradas (ABPRS)». www.tuik.gov.tr (em turco). Instituto de Estatística da Turquia (TURKSTAT). Consultado em 4 de maio de 2013 
  5. Enciclopédia brasileira mérito. 11. Rio de Janeiro: Editora Mérito S.A. 1967. p. 39 
  6. a b «ΤΟΚΑΤ - TOKATH - ΤΟΚΑΤ». pontosworld.com (em inglês). Consultado em 4 de maio de 2013. Cópia arquivada em 24 de março de 2012 
  7. Black Rabbit Special. «Tokat». www.black-sea-turkey.com (em inglês). Black Sea Coast of Turkey. Consultado em 4 de maio de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Tocate
  • «Tokat». kurumsal.kulturturizm.gov.tr (em turco). Portal institucional do Ministério da Cultura e Turismo. Consultado em 4 de maio de 2013