Tokaj

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tokaj
Coa Hungary Town Tokaj.svgFlag of Tokaj.svg
Ulica w Tokaju.jpg

Uma rua de Tokaj

Geografia
País
Condados
District of Hungary
Tokaj District (en)
Capital de
Tokaj District (en)
Área
28,2 km2
Coordenadas
Demografia
População
3 850 hab. ()
Densidade
136,5 hab./km2 ()
Funcionamento
Estatuto
town in Hungary (d)
Presidente
György Posta (d) (a partir de )
Geminações
Cormons
Dej
Oestrich-Winkel
Sonoma
Rust
Binyamina-Giv'at Ada (en)
Snina
Supetar (en)
Identificadores
Código postal
3910
Prefixo telefônico
47
Website

Tokaj é uma localidade histórica da Hungria, situada nas margens do rio Tisza. Situa-se no condado de Borsod-Abaúj-Zemplén, no noroeste do país. Tem cerca de 4069 habitantes (dados de 2018).[1] A cidade é um importante local turístico na Hungria.

As vinhas estão presentes na zona desde 1067, enquanto a cidade é mencionada pela primeira vez num documento em 1353. O seu primeiro castelo foi destruído durante a invasão mongol, no século XIV foi construído o castelo pertencente à família Diósgyőr. Depois de 1450 Tokaj tornou-se propriedade da família Hunyadi e depois de Matias Corvino se tornar rei, passou a ser propriedade real.

Vinho Tokaji[editar | editar código-fonte]

Tokaj é a principal cidade de uma região vitivinícola conhecida como Tokaj-Hegyalja, cujas vinhas e terrenos estão divididos entre o norte da Hungria e o sul da Eslováquia. Os vinhos elaborados nessa regão, tal como a variedade de uvas, são famosos em todo o mundo, e são conhecidos coo «Tokay» ou «Tokaji» (ambos os termos têm a mesma pronúncia que o nome da cidade de Tokaj: «tócái»). Durante séculos, muitos países usaram os termos «Tokaj», «Tokay» ou «Tocai» para designar variedades próprias de uva ou vinhos próprios, mas uma lei de 2007 protege as variedades de uva e os vinhos da região de Tokaj. Desde esse ano, só os vinhos de Tokaj-Hegyalja têm direito a essas denominações.

Imagens[editar | editar código-fonte]

Referências