Tokmok

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Tokmok

Токмок

Mesquita em Tokmok
Mesquita em Tokmok
Tokmok está localizado em: Quirguistão
Tokmok
Localização de Tokmok no Quirguistão
Coordenadas 42° 50' N 75° 17' E
País  Quirguistão
Província Chuy
Área
 - Total 41 km²
Altitude 816 m
População (2009)
 - Total 53 231
    • Densidade 1 298,3 hab./km²

Tokmok (em quirguiz: Токмок, Tokmok ('hammer'); em russo: Токмак, Tokmak) é uma cidade de aproximadamente 53231 habitantes (censo de 2009)[1]) no Vale do Chuy, norte do Quirguistão, a leste da capital do país Bishkek. A sua localização geográfica é 42° 50′ N, 75° 17′ L; a sua altitude é de 816 m. De 2004 a 19 de abril de 2006 serviu como sede administrativa da província de Chuy. A norte está o Rio Chu e a fronteira com o Cazaquistão.

Tokmok foi estabelecida como posto militar do norte do Canato de Kokand. Trinta anos mais tarde, caiu para os russos que demoliram o forte. A cidade moderna foi fundada em 13 de maio de 1864 pelo Major-General Mikhail Chernyayev.

Atualmente a cidade de Tokmok é uma unidade administrativa de distrito-nível de Chuy (província).

Herança medieval[editar | editar código-fonte]

Apesar de sua origem relativamente moderna, Tokmok fica no meio do Vale Chuy, que era um prémio procurado por muitos conquistadores medievais. As ruínas de Ak-Beshim, a capital do Canato Turco Ocidental, estão situadas 8 km ao sudoeste de Tokmok. Iúçufe Balassaguni, autor do Kutadgu Bilig, é dito ter nascido nesta área.

Cerca de 15 km a sul de Tokmok está a Torre Burana do século XI, situada na base de uma antiga cidadela, da qual hoje permanece apenas um grande monte de terra. Acredita-se que este seja o local da antiga cidade de Balasagun, fundada pelos sogdianos e mais tarde por algum tempo a capital do Canato Caracânida. Uma grande coleção de lápides antigas e estelas (balbal) está nas proximidades. Artefactos escavados citas foram movidos para museus em São Petersburgo e Bishkek.

Demografia[editar | editar código-fonte]

De acordo com o Censo de População e Habitação de 2009, a população de Tokmok foi de 53.087.

A população de Tokmok é composta principalmente por Quirguizes e Russos étnicos. Outros grupos étnicos incluem Dunganes e Uzbeques.[2]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Tokmok
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Quirguistão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.