Tokyo Verdy 1969 Football Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tokyo Verdy 1969)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Tokyo Verdy
Tokyo Verdy 1969 FC.png
Nome Tokyo Verdy 1969 Football Club
Alcunhas Verdy
Mascote Condor Verdy-kun
Fundação 1969 (como Yomiuri FC)
Estádio Ajinomoto Stadium
Capacidade 50.000
Localização Tóquio,  Japão
Presidente Japão Yasuo Shimada
Treinador Japão Koichi Togashi
Patrocinador Japão Ciber Agent
Material (d)esportivo Itália Kappa
Competição J. League 2
Website Site oficial
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Tokyo Verdy (japonês: 東京ヴェルディ Tōkyō Verudi) é um clube profissional de futebol do Japão, jogando atualmente na J. League 2, a 2ª divisão da J. League. Manda seus jogos ora no Ajinomoto Stadium, ora no Estádio Olímpico de Tóquio. O Tokyo Verdy é conhecido pelas contratações de varios jogadores Brasileiros famosos como Hulk (futebolista).

Primeiros anos e ascensão ao topo (1969-1983)[editar | editar código-fonte]

Em Outubro de 1968, após o triunfo da medalha de bronze do Japão nos Jogos Olímpicos de 1968 na Cidade do México e o grande interesse pelo futebol, o presidente da Japan Football Association, Ken Nozu, visitou o presidente do Yomiuri Giants - Matsutaro Shoriki -, para perguntar se Yomiuri estava disposto a montar um clube, estabelecendo seu próprio clube de futebol. Shoriki morreu um ano depois, em 1969, mas não antes de assinar seu nome para os planos de estabelecer o Yomiuri Football Club. Apoiado pelo Yomiuri Group e pela NTV , o Yomiuri Football Club foi lançado pela primeira vez no Tokyo Local League B (5º nível) em 1969. Eles começaram a ganhar promoções da Liga Local de Tóquio para a Liga de Futebol Kanto (3ª divisão ) em 1971. Em 1971, Yomiuri ficou em 3º lugar e foi promovido para Segunda Divisão da Liga de Futebol do Japão.

Por fim, eles foram promovidos para a Primeira Divisão em 1978, iniciando uma longa carreira de sucesso na primeira divisão. Seu primeiro título importante foi a Copa da Liga de Futebol do Japão em 1979.

Era de Ouro (1983-1994)[editar | editar código-fonte]

A partir de seus dias como Yomiuri FC, a propriedade teve visões de um equivalente de futebol do beisebol Yomiuri Giants - uma potência repleta de estrelas com fãs em todo o Japão. Como o futebol japonês iniciou sua transição da JSL para a J. League no início dos anos 90, investiu pesadamente em estrelas e contou com os internacionais do Japão Kazuyoshi Miura , Ruy Ramos e Tsuyoshi Kitazawa.

Em 1987 o clube ganhou o seu título de maior expressão de sua história a Liga dos Campeões da Ásia.

Os dois últimos campeonatos da JSL como Yomiuri FC em 1990-91 e 1991-92 , e depois vencendo os dois primeiros campeonatos como Verdy Kawasaki em 1993 e 1994 , conquistando efetivamente quatro títulos consecutivos da liga japonesa, somando um total de sete no total ; o mais alto no sistema japonês. Verdy também venceu a Copa do Imperador de 1996 e três Copas da Liga Japonesa de 1992 a 1994.

A JSL se separou e reformou-se com a profissionalização da J. League em 1993. Neste momento a equipe se profissionalizou e renomeou-se Verdy Kawasaki , "Verdi" é a palavra plural para verde (verde) na língua italiana provavelmente com o nome da cor da camisa verde " Tóquio verdes / Tóquio Verdi ". Embora Yomiuri tenha abandonado o nome do clube quando o clube se separou da empresa, a equipe permaneceu sob a propriedade do Yomiuri até 1997, quando foi adquirida pela Nippon Television Network, o braço de transmissão do Yomiuri Group.

Falta de sucesso e de apoio (1995-2000)[editar | editar código-fonte]

Este sucesso inicial não durou, no entanto, e como as estrelas envelheceram, o desempenho da equipe sofreu. A Copa do Imperador de 1996 seria seu último grande título da década. A desaceleração da economia nacional e o arrefecimento da moda da J. League significaram que todas as equipes tiveram que cortar despesas. Isso significava que a Verdy não podia mais comprar substitutos caros para suas estrelas envelhecidas.

A temporada 1996 da J. League viu Verdy Kawasaki terminar em 7º lugar no geral, a posição mais baixa da liga naquele momento, e cairia ainda mais na temporada 1997 , terminando em 15° geral de 17 equipes. Embora Verdy tenha voltado à proeminência em 1999 , terminando em 2º no 1ª turno, o ressurgimento durou pouco, caindo para o 10º lugar no 2ª turno.

Enquanto isso, os esforços da equipe para se tornar "Equipe do Japão" alienaram os fãs locais em Kawasaki . Os salários caros e o comparecimento conturbado fizeram com que as dívidas do clube aumentassem. Lutando para competir com o recém-profissionalição do rival Kawasaki Frontale, da cidade vizinha Yokohama, com o Yokohama Marinos e o Yokohama Flugels , Verdy tomou a decisão de deixar Kawasaki.

Retorno a Tóquio (2001–2005)[editar | editar código-fonte]

Em 2001, o clube retornou de Kawasaki para Chōfu, Tóquio e foi renomeado como Tokyo Verdy 1969 para refletir a nova cidade natal e as origens do clube como Yomiuri FC. Embora Verdy tenha feito a jogada para aumentar sua base de fãs e se distanciar de seus rivais. Tóquio já tinha um clube na J1 o FC Tokyo . Apesar de um aumento acentuado no número de torcedores do Verdy, este ainda estava bem abaixo do FC Tokyo. Seus novos rivais locais haviam sido promovidos a J1 em 2000 e já haviam capturado um grande número de torcedores que Verdy esperava adquirir.

Em seu primeiro ano em Tóquio, o Tokyo Verdy 1969 se viu atrás do FC Tokyo na classificação e terminou em último no 1ª turno na temporada de 2001 . Apenas com uma vitória na última rodada do segundo turno salvou o clube do rebaixamento para o J2 . O Tokyo Verdy 1969 estava de volta ao fundo da tabela na temporada de 2002 , mas novamente terminou a temporada forte, ficando em quarto lugar no final do campeonato.

Sob o comando de Osvaldo Ardiles , ganharam a Taça do Imperador em 1 de Janeiro de 2005, o seu primeiro grande título em 9 anos e o primeiro em Tóquio.

No entanto, a temporada de 2005 viu Tokyo Verdy 1969 cair para o seu pior final de sua história, terminando em 17º de 18. Esta foi a primeira temporada após o desmantelamento do formato de temporada de dois estágios, e Tokyo Verdy 1969 foi rebaixado para J2, após 28 anos de futebol de primeira linha. A temporada foi marcada por três grandes perdas em julho: 1-7 para Gamba Osaka em 2 de julho, 0-7 para Urawa Red Diamonds em 6 de julho e 6-0 para Júbilo Iwata em 17 de julho. Em seguida, Tokyo Verdy demitiu Ardiles dois dias depois. Na época de sua demissão, o time de Ardiles sofreu 23 gols em seus últimos 5 jogos e teve uma sequência de 9 partidas sem vitórias. No entanto, o problemático Verdy perturbou o gigante europeu Real Madrid.(que estavam na Ásia em uma turnê de pré-temporada), 3-0 em 25 de julho.

Volta para segunda divisão (2006-presente)[editar | editar código-fonte]

Para a temporada de 2006 , o clube nomeou a ex-lenda do Verdy Kawasaki, Ruy Ramos, como treinador em 22 de dezembro de 2005. Tokyo Verdy 1969 encontrou-se na posição ímpar de competir na Liga dos Campeões da AFC enquanto jogava no segundo nível. Depois que o Tokyo Verdy 1969 foi rebaixado, o clube liberou muitos dos jogadores veteranos, deixando um núcleo de jovens jogadores, mais notavelmente o Takayuki Morimoto , que se tornou o jogador mais jovem a marcar na J. League aos 15 anos em 2004.

Na temporada de 2007 , o Tokyo Verdy 1969 conseguiu vencer o Thespa Kusatsu por 5-0 no primeiro turno. Depois de um breve confronto com o Consadole Sapporo sobre o título do J2, Tokyo Verdy 1969 teve de se contentar com o vice-campeonato - o que foi o suficiente para levar a promoção de volta ao topo de 2008 . Nessa época, o clube renomeou-se pela segunda vez, abandonando o nome de sua equipe em 1969 , mas o nome da corporação de gestão permaneceu como Tokyo Verdy 1969 .

Verdy seria mais uma vez rebaixado depois de terminar em penúltimo lugar em 2008.

Em 17 de setembro de 2009, a NTV anunciou que iria se desfazer das ações do clube e transferi-lo para uma nova holding, a Tokyo Verdy Holdings, fechando 40 anos de suporte financeiro direto do Yomiuri / NTV. A J. League aprovou a transferência, mas fez com que Verdy encontrasse um novo patrocinador em 16 de novembro ou arriscasse não poder jogar a J2 na temporada de 2010 .

Em outubro de 2010, o Tokyo Verdy assinou um contrato de patrocínio de cinco anos com a empresa de varejo e vestuário Xebio. O acordo de patrocínio viu o logotipo da Xebio colocado no kit da Tokyo Verdy e inclui os direitos de nomeação para dois jogos caseiros da temporada regular. Xebio também produz o kit de clubes de futebol, embora sob sua marca esportiva "Ennerre". Após conversas com a Xebio, várias empresas decidiram investir na empresa e a nova administração liderada pela Xebio foi anunciada em novembro. Atualmente o clube continua jogando a J2-League tentando retomar seus anos de glórias.

Uniforme[editar | editar código-fonte]

Uniforme 1
Camisa verde-escura com finas listras verticais em verde-limão e com detalhes brancos, calção verde-escuro com detalhes brancos e meias verde-escuras.
Uniforme 2
Camisa rosa com finas listras verticais em verde-limão e com detalhes brancos, calção rosa com detalhes brancos e meias rosas.

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Legenda
  • Capitão: Capitão
  • Lesionado: Lesão


Goleiros
Jogador
1 Japão Takahiro Shibasaki
26 Japão Gakuji Ota
31 Japão Ryota Suzuki
Defensores
Jogador Pos.
3 Brasil Weslley Z
4 Coreia do Sul You-Hwan Lim Z
5 Japão Tomohiro Haira Z
2 Japão Koki Anzai LD
30 Japão Jumpei Takaki LD
33 Japão Akira Ibayashi LD
6 Japão Kazuki Anzai LE
18 Japão Daisuke Takagi LE
24 Japão Shogo Hayashi LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
8 Japão Masaki Chugo V
14 Japão Naoto Sawai V
20 Japão Shion Inoue V
23 Japão Naoya Tamura Capitão V
7 Japão Ryuji Sugimoto M
10 Japão Yoshiaki Takagi M
13 Japão Yuji Funayama M
28 Japão Keishi Kusumi M
Atacantes
Jogador
9 Brasil Alan Pinheiro
11 Japão Shuto Minami
16 Japão Masaomi Nakano
17 Brasil Douglas Vieira
25 Japão Kazuki Hiramoto
29 Japão Kenji Kitawaki
Comissão técnica
Nome Pos.
Japão Koichi Togashi T

Títulos[editar | editar código-fonte]

Intercontinentais
Competição Títulos Temporadas
AFC Champions League Trophy.png Copa dos Campeões da Ásia 1 1987

Copario.gif

Copa Sanwa Bank 1 1994
Nacionais
Competição Títulos Temporadas
Japão J. League Division 1 2 1993, 1994
Japão Copa do Imperador 5 1984, 1986, 1987, 1996, 2004
Japão Copa da Liga Japonesa 3 1992, 1993, 1994
Japão Xerox Super Cup 3 1994, 1995, 2005

Jogadores anteriores[editar | editar código-fonte]

Outros esportes[editar | editar código-fonte]

O Verdy é um clube desportivo que, além do futebol tem outros esportes, como: futebol feminino, vôlei e triatlo feminino.

Referências

  1. «Jogadores do Milan - Temporada Atual». Site Oficial do AC Milan 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]