Tomás Romero Pereira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para a cidade paraguaia, veja Tomás Romero Pereira (distrito).


Tomás Romero Pereira
Tomás Romero Pereira
Presidente do  Paraguai
Período 5 de maio de 1954 até 15 de agosto de 1954
Antecessor Federico Chávez Careaga
Sucessor Alfredo Stroessner
Dados pessoais
Nascimento 4 de outubro de 1886 [1]
Encarnación, Paraguai
Morte 12 de agosto de 1982[2]
Assunção, Paraguai[2]
Primeira-dama Lilia Isabel Arza[2]
Partido Partido Colorado
Profissão militar e político

Tomás Romero Pereira (Encarnación, 18861982) foi um político paraguaio, presidente provisório do Paraguai de maio a agosto de 1954, logo depois do golpe de Estado que derrocara ao presidente Federico Chaves.

Assinou o "Libro Rojo" para afiliar-se ao Partido Colorado (A.N.R) estando no exílio com o Gal. Bernardino Caballero. Foi embaixador do Paraguai na França. Na volta, assume a presidência do Partido Colorado, estando o governo nas mãos do Partido Liberal. Na Guerra do Chaco (1932-1935) chama a seus correligionários a deixar de lado as diferenças e integrar-se à defesa nacional e se apresenta imediatamente ante o Presidente Eusebio Ayala para solicitar sua incorporação ao Exército Paraguaio. O chefe do Exército (então General) José Félix Estigarribia decide nomeá-lo Chefe de Inteligência do Estado Maior.

Nos primeiros anos da década de 1950 volta a assumir a presidência de seu partido. Depois da queda do presidente Federico Chaves em 4 de maio de 1954 por um movimento liderado pelo Cel. Stroessner, o Paraguai esteve durante 4 dias em situação de acefalia enquanto eram realizadas intensas negociações políticas depois das quais finalmente Romero Pereira assume como presidente provisório até as eleições de agosto. Seu mandato terminou em 15 de agosto de 1954, quando passou o comando a Alfredo Stroessner.

Precedido por
Federico Chaves
Presidente do Paraguai
1954 - 1954
Sucedido por
Alfredo Stroessner

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.