Tomás da Inglaterra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tomás da Inglaterra
Nascimento século XII
Ducado da Normandia
Morte século XII
Cidadania Reino Unido
Ocupação escritor, poeta

Tomás da Inglaterra (ou Tomás da Bretanha) foi um poeta anglo-normando do século XII. Sua única obra conhecida é o poema Tristan, uma das primeiras versões conhecidas da lenda de Tristão e Isolda.

O poema foi escrito entre 1155 e 1170, possivelmente para Leonor de Aquitânia, uma vez que a obra sugere uma relação com a corte de Henrique II Plantageneta. Apenas oito fragmentos da obra sobreviveram aos nossos dias, com um total de 3.300 versos, especialmente da parte final da história . Calcula-se que isso represente cerca de um sexto do poema original.

O Tristan de Tomás teve muita difusão e foi traduzido e adaptado a várias línguas. Graças a isso as partes faltantes do poema podem ser aproximadamente reconstruídas. Exemplos de obras adaptadas do poema de Tomás são:

  • O Tristan de Gottfried von Strassburg em alto alemão médio. O grande poema de Gottfried (c. 1210) ficou incompleto, mas cobre justamente as partes perdidas da obra de Tomás. Sabe-se que Gottfried expandiu a história em um terço, permanecendo porém mais ou menos fiel ao argumento de Tomás.
  • A Saga de Tristão e Isolda (Tristrams saga ok Ísöndar), escrita em prosa em 1226, é uma versão abreviada em língua nórdica antiga, realizada por irmão Roberto, escritor francês da corte norueguesa.

A obra de Tomás é contemporânea de outro grande poema sobre o tema de Tristão e Isolda, escrito por um misterioso escritor chamado Béroul e que também chegou de maneira fragmentária aos nossos dias. Comparada à obra de Béroul, o Tristan de Tomás é considerado mais próximo do refinamento do romance cortês.