Tom Peters

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Tom Peters
Nascimento 7 de novembro de 1942 (76 anos)
Baltimore
Cidadania Estados Unidos
Alma mater Universidade Stanford, Universidade Cornell, Faculdade de Engenharia da Universidade de Cornell, Stanford Graduate School of Business
Ocupação economista, escritor
Página oficial
http://tompeters.com/

Thomas J. Peters (Baltimore, 7 de novembro de 1942) é um escritor e economista americano especializado em práticas de gestão de negócios, mais conhecido pelo livro In Search of Excellence (em coautoria com Robert H. Waterman Jr.).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Fez a escola secundária na Severn School e a universidade na Cornell University, tendo-se graduado em engenharia civil em 1965, e obtendo um mestrado em 1966. De seguida, Peters estudou gestão na Stanford Business School, obtendo o seu MBA e doutoramento (PhD). Em 2004, também recebeu um doutoramento honorário da Universidade de Gestão de Moscovo. De 1966 a 1970, Peters serviu na Marinha Norte-Americana. De 1973 a 74, trabalhou na Casa Branca, na Administração Nixon, como consultor em abuso de substâncias (drogas).

De 1974 a 1981, Peters trabalhou como consultor de gestão na McKinsey & Company, chegando a partner e líder de práticas organizacionais efectivas em 1979, após o qual, em 1981, Peters passou a consultor independente.

É um guru da gerência de negócios, de 1970 até o presente. Seu primeiro grande livro (em coautoria com Robert Waterman "Em Busca da Excelência" - editado em português como "Vencendo a Crise" foi um inesperado sucesso editorial. Seu combate incansável contra a imobilidade e falta de paixão no trabalho o levaram a ser radicalmente a favor a inovação, contra o kaizen (ou melhoria contínua), e a considerar o incrementalismo como o maior inimigo da inovação. Temas como a Destruição Criativa e a descontinuidade são ícones de seu alerta contra a predominância da mutabilidade dos mercados sobre a intenção de "continuidade" que é presumida pela maior parte das empresas. Imaginação e Paixão são recomendados em abundância para um mundo altamente competitivo. Atuando da perspectiva de um ativista sexagenário, ele tenta ferir mortalmente a engrenagem burocrática que vê envenenando o mundo dos negócios, - resíduo do modelo racionalista, mas sua luta continua, tendo o ponto de exclamação (!) como logotipo.

Tom Peters, guru de administração de empresas e co-autor de In Search of Excellence, gostava de dizer que era capaz de entrar numa empresa e em 15 minutos diagnosticar se os empregados estão satisfeitos ou não.

Obra 1982 - In Search of Excellence (Em Busca da Excelência) (com o co-autor Robert H. Waterman) 1985 - A Passion for Excellence (com a co-autora Nancy Austin) 1987 - Thriving on Chaos 1992 - Liberation Management 1993 - The Tom Peters Seminar: Crazy Times Call for Crazy Organizations 1994 - The Pursuit of WOW! 1997 - The Circle of Innovation: You Can't Shrink Your Way to Greatness 1999 - The Brand You50, The Project50 and The Professional Service Firm50 2003 - Re-imagine! Business Excellence in a Disruptive Age 2005 - Talent 2005 - Leadership 2005 - Design 2005 - Trends (com a co-autora Martha Barletta)

Referências

  • www.tompeters.com
  • www.thinkfn.com/Tom_Peters


Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Tom Peters