Tomb Raider: Underworld

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde outubro de 2009).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Lara Croft Tomb Raider: Underworld
Produtora Crystal Dynamics Eidos Interactive Buzz Monkey's Sftware
Editora(s)
Plataforma(s) Playstation 2, Playstation 3, Wii, Nintendo DS, XBox 360, Microsoft Windows, Telefone celular,[2] N-Gage 2.0[3]
Série Tomb Raider
Data(s) de lançamento
Gênero(s) Terror,Ação,aventura
Modos de jogo Single-player
Classificação BBFC (Reino Unido)
Inadequado para menores de 13 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 16 anos i PEGI (Europa)
Média DVD, BD, Wii Optical Disc, Nintendo DS game card
Controles Teclado e Mouse, Gamepad
Hardware
Som ElektroRap Techno
Vídeo Promo Only Clean Edit

Tomb Raider: Underworld, é o nono jogo da série Tomb Raider. Desenvolvido pela Crystal Dynamics e distribuido pela Eidos Interactive. Foi lançado oficialmente nos Estados Unidos no dia 18 de novembro de 2008 para as plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, PC, Wii e Nintendo DS. Na Europa, o jogo foi lançado no dia 21 de novembro para as mesmas plataformas. A versão PlayStation 2 foi lançada no dia 23 de janeiro de 2009 no Reino Unido. É o jogo que marca o fim da trilogia iniciada em Tomb Raider: Legend.

Enredo[editar | editar código-fonte]

O enredo baseia-se em vários mitos de civilizações antigas que de alguma forma apontam para um mesmo local - Lara deverá percorrer vários lugares do mundo e alguns submundos nunca antes explorados. No jogo há uma moto (parecida com a de Legend), mas desta vez a moto poderá ser usada livremente para explorar os cenários colossais do jogo. Será a continuação da história de Legend, quem não o jogou pode não perceber maior parte do enredo do jogo.

Além de Legend, a história também é baseada em Tomb Raider Anniversary, em Underworld, a antiga inimiga de Lara, Jacqueline Natla, retorna juntamente com Amanda. A história baseia-se toda na mãe de Lara, sendo que nesta aventura, descobriremos se a mesma ainda está viva. A primeira fase funciona como um treinamento na Mansão Croft em chamas.

História[editar | editar código-fonte]

Por gerações e gerações, histórias foram contadas sobre o temível deus nórdico do trovão, Thor. Lendas dizem que ele possuía um martelo com o poder de "esmagar" vales e montanhas, com a força para destruir até mesmo os deuses. Por mais de mil anos, tem existido apenas como um mito … pelo menos até agora. Lara Croft vai tentar encontrar esse martelo para ver se ele lhe dá respostas sobre o paradeiro da sua mãe.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Tomb Raider Anniversary deixou-nos muitos mistérios e já foi confirmado que em Underworld alguns deles serão revelados. Eric Lindstrom revelou que Lara estará disposta a passar dos limites para descobrir coisas que a humanidade jamais deveria descobrir.

Aparentemente, no trailer oficial do jogo, Lara explode sua própria mansão. Mas, depois de jogar a fase Protegidos pelos Mortos, é possível ver o estilo do novo clone de Lara (que não é o mesmo da verdadeira), e ainda por cima é igual ao estilo da "Lara Croft" do trailer. É no final da fase Protegidos pelos Mortos que ocorre o momento em que a mansão Croft é explodida.

Para conseguir o Mjolnir (Martelo de Thor), Lara precisará do cinto e das luvas do mesmo, pois, reza a lenda que Thor só podia carregar Mjolnir usando um par especial de luvas e seu cinto que lhe dava mais força para sustentar o peso e dobrava seus poderes.

O que decepcionou alguns jogadores é que no final do jogo, Lara encontra a mãe de uma forma intimidadora e acaba tendo que atirar em sua mãe, que já estava em decomposição e foi reanimada pelo Eitr (líquido azul produzido pela Jormungand - serpente de Midgard). Segundo os pensamentos de Lara Croft (disponíveis no PDA de Lara) A mãe de Lara deveria ter virado um trasgo (ou Trols, segundo o original) sendo mergulhada no líquido do Eitr, ou então, ter sido apunhalada por outro trasgo.

Por causa do processador "atrasado" do PlayStation 2 e do Wii, os gráficos dessas versões ficaram muito inferiores aos das outras plataformas e relativamante mais ruins que os gráficos de Tomb Raider Legend e Tomb Raider Anniversary, o que decepcionou alguns jogadores.

Expansões[editar | editar código-fonte]

Dois níveis exclusivos para o serviço Xbox Live Marketplace já estão disponíveis. São:

Beneath the Ashes (Debaixo das Cinzas)[editar | editar código-fonte]

Lara volta para explorar as cinzas da Mansão Croft e acaba encontrando um fragmento de um templo Viking e um misterioso artefato chamado "Ohk-Eshiva" que pode controlar os monstros criado pela vilã Natla.

Lara's Shadow (Sombra de Lara)[editar | editar código-fonte]

Nesse nível o jogador controla a clone de Lara. Mais rápida, forte e com poderes incríveis. No trailer do jogo, aparentemente vemos Lara explodindo a Mansão Croft, mas no terceiro nível, "Croft Manor: Protect by the dead", vemos o clone de Lara, chamado Doppleganger, que atira em Alister, e descobrimos ser a responsável por destruír a mansão. Na expansão, a missão de Dopplenganger é ajudar Jacqueline Natla, em esforços de matar Lara Croft, mas primeiro, Natla deve ativar uma máquina capaz de reconstruir seu corpo que foi destruído, como se fosse queimado, por Lara. Natla pede a Doppleganger que reative a máquina, que foi desativada por Amanda, mate Lara e por fim que se suicide.

Ao encontrar Lara de novo na cripta de seu pai, nas cinzas da Mansão Croft, Dopplenganger vê que Lara descobriu sobre o comando Ohk-Eshiva, que a mesma usa em Doppleganger, fazendo-na ter de obedecer agora somente às suas ordens. Lara pergunta se Doppelganger gostaria de ser livre, mas sua resposta não foi objetiva. Então, com o comando Ohk-Eshiva, Lara liberta Doppelganger e diz que ela não é mais escrava de ninguém. Com ressentimentos de Natla, Doppelganger se vinga destruindo a máquina capaz de regenerar Natla com ela dentro, fazendo-na cair e engolir Eitr (Veneno da Serpente de Midgard), matando a mesma de uma vez por todas.

Modelo[editar | editar código-fonte]

Alison Carroll foi a modelo seleccionada para substituir Karima Adebibe no papel de Lara Croft. Com 23 anos a Eidos seleccionou-a pelas suas habilidades como ginasta e a sua aparencia com a suposta Lara de Underworld.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Lara Croft

Lara está preparada para fazer a busca que espera já há muitos anos, saber onde esta a sua mãe.
Lara vai a diferentes locais da Terra para seguir as pistas do seu pai e encontrar o caminho para Avalon, ou melhor, para Helheim. Prepare-se para guiar Lara na mais emocionante aventura da série Tomb Raider.

Winston Smith

Winston é mordomo da familia Croft a muitos anos.
Ele sempre acompanhou a vida de Lara mas nesta aventura Winston corre também vários perigos, por Lara e por ele mesmo.

Zip

Hacker e melhor amigo de Lara, prepara-se para arriscar a sua vida e chega quase a ponto de matar Lara.
Toda esta mudança radical na sua vida vai lhe prejudicar na sua função, ajudar Lara nos seus melhores e piores momentos.

Alister Fletcher

Alister possui um poder de conhecimento da história fora do normal. Ele é importantíssimo para as aventuras de Lara.
É a peça fundamental para uma reviravolta na história.

Lady Amélia DeMonay

Mãe de Lara, desapareceu depois da queda de um avião nos Himalaias, quando Lara abriu um portal que dá para o submundo e de repente … onde estará Amélia?
Lara não a encontra em Avalon, mas sim no Ártico, onde Amélia não era mais a mesma.

Lorde Richard Croft

Pai de Lara, era arqueólogo assim como Lara, aliás é dele que Lara herdou essa vontade de descobrir mistérios do passado.
Quando Amélia desapareceu após o acidente de avião Richard ficou obcecado em descobrir o que teria acontecido com ela.
Anos mais tarde ele supostamente morre em uma escavação no Camboja. Mas Lara descobre que não foi bem assim …

Jacqueline Natla

Com uma aparência mais nova, cabelo curto e roupas mais simples, a Natla de Underworld faz lembrar a longínqua Natla de TR1.
As suas asas estão bem maiores em comparação com as de Anniversary. Ela vai prejudicar Lara nas suas missões e neste jogo, Lara vai descobrir que Natla pode ser ainda pior do que espera e sabe demais sobre o que aconteceu aos seus pais.

Amanda Evert

A bonita e sensual Amanda, antes fiel amiga de Lara, viram a sua amizade ser destroçada em Legend.
Volta como escrava de Natla, mas não por muito tempo …

Doppelganger

A sua grande capacidade de deixar os seus inimigos ficarem mal em pleno combate, é invencível. Dessa vez, Natla tentou caprichar, fazendo um clone que não fosse apenas carne, músculos e sangue. Porém é possível diferenciá-lo da verdadeira Lara observando as roupas e principalmente a cor do cabelo e dos olhos. Este Doppelganger não é como o de Anniversary … tem força e movimentos próprios.
Por incrível que pareça é bem mais forte do que a própria Lara.

Vozes[editar | editar código-fonte]

Níveis[editar | editar código-fonte]

  •  Tailândia 03 - Costa Tailândesa:
    • 03.1. - Remanescentes
    • 03.2. - Bhogavati
    • 03.3. - O Mundo Antigo
    • 03.4. - Marionete não mais
  •  Inglaterra 04 - Mansão Croft
    • 04.1. - Protegidos pelos Mortos
  • Rússia Sibéria - Coração de Gelo
    • 06.1. - Levisc Ice
    • 06.2. - Aldeia de Pasqh
    • 07.3. - Monte Nouverbugh
    • 07.4. - Caverna de Nouverbugh
  •  Áustria - Bell Biervih
    • 06.1. - Whats is this?
    • 06.2. - Pentagon Cavern (AU)

Veículos[editar | editar código-fonte]

  • Moto híbrida (para todo tipo de terreno)
  • Iate (não jogável)

Inimigos[editar | editar código-fonte]

Armas[editar | editar código-fonte]

  • Pistolas Gêmeas - armas inseparáveis de Lara; disponíveis desde o início do jogo com munições infinitas.Não são muito fortes.
  • Granadas - colam-se ao corpo dos adversários
  • Pistola Tranquilizante- dispara tranquilizantes que colocam os inimigos mais calmos e não os mata
  • Lança-arpões - possui longo alcance; ótimo debaixo de água
  • Rifle - outra arma de longo alcance; muito potente
  • Shotgun - conhecida desde o primeiro jogo, mata os inimigos humanos apenas com um tiro; curto alcance
  • Submetralhadoras (Uzis) - têm a força das pistolas gêmeas, porém o ritmo de disparo é maior.¨
  • Mjolnir (Martelo de Thor)- relíquia principal do jogo. O martelo de Thor dispara raios poderosos e também pode criar uma forte onda de impulso quando chocado com o chão. Para que um mortal e o proprio deus do trovão possa manipular tal artefato, é preciso das luvas e do cinto do Deus Nórdico do Trovão.

(As armas podem ser escolhidas no início dos níveis e/ou durante o jogo)

Itens[editar | editar código-fonte]

  • PDA - apresenta informações sobre o terreno onde Lara se encontra;
  • Pistola-gancho - permite chegar a lugares inalcançáveis e mover alguns objetos;
  • Mapa Sonar - trás informações sobre o rumo a ser seguido criando um mapa 3D de toda a região, está incorporado no PDA;
  • Câmera - permite filmar ou fotografar o que Lara quiser e compartilhar online; serve também de binóculos;
  • Personal Light Source (PLS) - pequena lanterna presa à mochila de Lara; bateria inesgotável.

Vestuário[editar | editar código-fonte]

  • Jungle Shorts (Tailândia) - é a roupa original do jogo, com camisa, short, luvas e botas inteiramente pretas.
  • Jungle Pants - o mesmo estilo da roupa Jungle Shorts, mas em vez de vestir short, Lara traja calça de cor preta.
  • Wetsuit (Mediterrâneo) - roupa especial para mergulhos. O equipamento extra que acompanha Wetsuit é um aparato para respiração debaixo d'água. Quando se submerge com esta roupa especial, não há necessidade de se preocupar com o tempo que Lara pode manter seu fôlego em missões em que mergulhar é um requisito.
  • Drysuit Light (Árctico) - roupa especial para mergulhos em águas de temperatura extremamente fria, como as águas do Ártico.
  • Snow Heavy - traje para ambientes frios, constituído por agasalhos e calças pretas.
  • Snow Light - roupa especial para ambientes frios, porém, com agasalho e calças brancas e azuis.
  • Casual (Mansão Croft) - uma roupa casual. Quando com esta roupa, Lara não usa suas luvas.
  • Jungle Heavy (México) - não muito quente mas capaz de aguentar as chuvas do México
  • Bathing Suit (Desbloqueável) - roupa de banho que é desbloqueado no final do jogo
  • Standard (apenas p/ download na Xbox 360) - a mesma roupa de Anniversary
  • Expedition Gear (apenas p/ download na Xbox 360) - a mesma roupa de Legend
  • Drysuit Red (apenas p/ download na Xbox 360) - roupa de mergulho vermelha e preta

Referências

  1. "Warner Bros. Strengthens Partnership with SCi", Edge, 2008-04-25. Página visitada em 2008-09-27.
  2. "Official Tomb Raider web site online", TombRaiderChronicles.com, 2008-06-20. Página visitada em 2008-06-20.
  3. EA Mobile Strengthens Commitment to Nokia N-Gage With New Global Games Line-up. Electronic Arts Inc.. Página visitada em 2008-10-30.
  4. Information from the publisher: the 2009/01/23 has been confirmed.. Eidos Shop France (2009-01-09). Página visitada em 2009-01-17.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]