Tombstone (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tombstone
Tombstone[1] (PRT)
Tombstone - A Justiça Está Chegando[2] (BRA)
Tombstone (filme)
Kilmer, Elliot, Russell e Paxton,
destaques no cartaz do filme
 Estados Unidos
1993 •  cor •  130 min 
Género filme de faroeste
Direção George P. Cosmatos
Roteiro Kevin Jarre
Elenco Kurt Russell
Val Kilmer
Sam Elliott
Bill Paxton
Idioma língua inglesa

Tombstone (br Tombstone - A Justiça Está Chegando; pt Tombstone) é um filme americano de 1993 do gênero western, escrito por Kevin Jarre e dirigido por George P. Cosmatos. O filme conta a história dos irmãos Earp, famosos homens da lei do Velho Oeste americano, a partir da chegada deles a Tombstone, cidade mineradora de prata localizada no Arizona. O filme superou em bilheteria o concorrente de 1994 Wyatt Earp, que trazia Kevin Costner como estrela do elenco e com um roteiro parecido. Além das referências históricas, o filme se baseia principalmente em Gunfight at the O.K. Corral, clássico do cinema de 1957.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

No século XIX, na violenta fronteira sudoeste dos Estados Unidos e México, uma quadrilha de bandoleiros que usam lenços vermelhos e é conhecida por "Os Cowboys", lideradas pelos famigerados "Curly Bill" Brocius e o psicopata Johnny Ringo, agem sem controle e aterrorizam a região, cometendo toda sorte de crimes e abusos. Mas a história começa a mudar quando os irmãos Earp chegam a Tombstone em busca de aproveitar a prosperidade da região baseada no garimpo da prata e enriquecer. Chega com eles, quase ao mesmo tempo, Doc Hollyday, amigo de Wyatt Earp desde os tempos de Dodge City. Earp ganhou reputação como grande xerife e logo é convidado pelas autoridades locais para assumir um cargo policial na cidade, que se encontra à mercê dos Cowboys. Mas Wyatt não quer saber mais de armas. Ele logo se torna sócio de um Bar que explora jogos e com a ajuda dos irmãos começa a ganhar bastante dinheiro.

Os irmãos trouxeram as esposas com eles para Tombstone, mas Mattie Balylock, a companheira de Wyatt, é dependente de um remédio à base da droga ópio, piorando seu estado cada vez mais e ao mesmo tempo que o marido se interessa por outra mulher, uma atriz de teatro também recém-chegada à cidade, a bela Josephine Marcus.

Com o assassinato do idoso xerife local Fred White e cansados dos abusos dos Cowboys, dois dos irmãos Earp, Virgil e Morgan, resolvem aceitar o cargo de xerifes da cidade, contrariando Wyatt. Os novos policiais proíbem armas na cidade, e com isso logo entram em confronto com os irmãos Clanton, membros da quadrilha dos Cowboys. Liderados por Ike, os irmãos Clanton e alguns companheiros quadrilheiros resolvem desafiar a proibição e entram armados na cidade. Quando estavam deixando os cavalos no Curral OK, chegam os Earp (acompanhados de Wyatt, que resolvera ajudar os irmãos) e Doc Hollyday. Recebem ordens de deixar as armas, não as obedecem e o tiroteio que se segue é violento, terminando com a vitória dos homens da lei. Mas Ike Clanton escapa e contará com a ajuda de toda a quadrilha dos Cowboys para se vingar dos Earp.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Robert Mitchum iria interpretar o Velho Clanton,[3] pai de Ike Clanton, mas sofreu um acidente com o cavalo e teve que deixar o papel. Muitas das falas dele passaram para Curly Bill, alçado a líder dos bandoleiros.


Premiação[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme de faroeste é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.