Tongóbriga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tongóbriga
Apresentação
Tipo
Periódo
Estatuto patrimonial
Monumento Nacional (d) ()Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Marco
Q45 e Q1747689
Coordenadas
Mapa

Tongóbriga ou Tongobriga (em latim: Tongobriga), também designada por Povoado do Freixo ou Área Arqueológica do Freixo, foi uma cidade romanizada situada na freguesia portuguesa do Marco, município de Marco de Canaveses. Está classificada como Monumento Nacional desde 1986.[1]

A sua promoção e divulgação é levada a cabo pela Associação de Amigos de Tongóbriga, que tem o desígnio de construir um espaço cultural vivo na região.

História[editar | editar código-fonte]

Situada no limite do território dos brácaros, a cidade galaico-romana de Tongóbriga revela uma etimologia céltica composta pelos elementos tong- (jurar) e -briga (povoado fortificado). As referências mais antigas a essa cidade remontam ao século II, pelo geógrafo Ptolomeu. A passagem de vias romanas nas imediações, que estabeleciam a ligação com os principais centros populacionais da então Lusitânia, aponta no mesmo sentido do peso regional de Tongóbriga.

As escavações da urbe iniciaram-se em agosto de 1980, num sítio conhecido localmente por Capela dos Mouros e estenderam-se a uma área superior a 30 hectares. Sob a direção de Lino Tavares Dias, constatou-se a importância dessa cidade como centro estruturado de poder, civitas, confirmada pela presença de uma estrutura termal de 1 400 m², com uma área comercial anexa, datadas, respetivamente, do século I e primeira metade do II. Possui ainda uma estrutura do período castrejo, nomeadamente os banhos públicos e a Pedra Formosa, junto das termas.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Coutinhas, José Manuel - Aproximação à identidade etno-cultural dos Callaeci Bracari. Porto. 2006.
  • Guerra, Amílcar - Nomes pré-romanos de povos e lugares do Ocidente peninsular. Lisboa. 1998.

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Tongóbriga

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.