Tonique Williams-Darling

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tonique Williams-Darling
campeã olímpica
Atletismo
Modalidade 400 m
Nascimento 17 de janeiro de 1976 (48 anos)
Nassau, Bahamas
Nacionalidade Bahamas bahamense
Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro Atenas 2004 400 m
Campeonatos Mundiais
Ouro Helsínque 2005 400 m

Tonique Williams-Darling (Nassau, 17 de janeiro de 1976) é uma velocista bahamense, campeã olímpica e mundial dos 400 m rasos.

Em 2004, ela começou a temporada em março ganhando uma medalha de bronze no Campeonato Mundial de Atletismo em Pista Coberta, disputado em Budapeste, na Hungria, fazendo sua melhor marca pessoal, 50s87.[1] Em julho, ela quebrou uma sequência de 23 vitórias da mexicana campeã mundial Ana Guevara na Golden League, em Roma.

Em Atenas 2004, ela e Guevara enfrentaram-se novamente. Mostrando ter mais força de chegada numa disputa palmo a palmo com a mexicana, que treinou apenas em bases limitadas antes do Jogos por causa de contusões, ela derrotou Guevara e conquistou a primeira medalha de ouro individual para as Bahamas nos Jogos Olímpicos.[2] Após os Jogos, ela ganhou também o jackpot da Golden League, dividindo o prêmio de US$1 milhão com o sueco Christian Olsson, campeão olímpico do salto triplo.[3]

Depois de um ano brilhante em 2004, Tonique repetiu as vitórias em 2005, conquistando a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Atletismo de Helsínque, na Finlândia, numa final cabeça-a-cabeça contra a favorita norte-americana Sanya Richards. Com essa vitória, também se tornou a única atleta bahamense campeã mundial individual de atletismo.[2]

Ela não participou da temporada de 2007, devido a uma operação causada por uma lesão no tendão,[4] nem da temporada seguinte, ausentando-se de Pequim 2008.

Atualmente, trabalha como porta-voz, relações-públicas e técnica do atletismo de seu país, na BAA (Bahamas Association of Athletic Associations).[2] Pelos serviços esportivos prestados ao país, o governo das Bahamas a homenageou batizando uma estrada com seu nome, Tonique Williams-Darling Highway.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Williams-Darling Tonique». IAAF. Consultado em 5 de julho de 2012 
  2. a b c Sturrup, Fred. «Changing of guard in female sprint». The Nassau Guardian. Consultado em 5 de julho de 2012 
  3. «Olsson, Williams-Darling share million-dollar track jackpot». USA Today. Consultado em 5 de julho de 2012 
  4. «Tonique takes the year off». Consultado em 18 de agosto de 2007. Arquivado do original em 10 de agosto de 2007 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]