Torneio Tribruxo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Torneio Tribruxo (no Brasil) ou Torneio dos Três Feiticeiros (em Portugal), é um campeonato entre escolas de magia, no qual é selecionado um representante (chamado campeão), através do Cálice de Fogo, para cada uma das três escolas participantes. Os campeões realizam, ao longo do ano, três tarefas diferentes e o vencedor recebe mil galeões.

O torneio não ocorria a algumas centenas de anos, devido ao risco que representava para a vida dos campeões, só voltando a ser realizado com a adoção de novas regras, que garantiam maior segurança aos campeões, sendo que uma das novas medidas é proibir a participação de alunos com idades inferiores a 17 anos.

Cálice de Fogo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O Cálice de Fogo é um artefacto mágico que escolhe de maneira imparcial, dentre os nomes depositados nele e independentemente da idade, um campeão para cada uma das escolas participantes do Torneio Tribruxo.

Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, devido as novas regras do Torneio Tribruxo, Dumbledore colocou um círculo etário, um feitiço que impede aos menores de 17 anos de se aproximarem do cálice para colocar os seus nomes, para que nenhum aluno pudesse passar a linha de idade.

Por ser um feiticeiro menor de idade, Harry estava impedido de participar da selecção para o torneio, mas, estranhamente, o seu nome é escolhido, juntamente com o de Cedrico Diggory, para representar Hogwarts.

Com o propósito da escolha dos campeões ser a mais justa o possível, ela é feita por um objeto mágico poderosíssimo, o Cálice de Fogo. O Cálice é trazido dentro uma arca de madeira, incrustada de pedras preciosas, com uma aparência extremamente antiga. Ao bater três vezes na caixa do Cálice com a varinha, ela se abre. É então removido de dentro da caixa e colocado sobre ela. O Cálice é um grande copo de pedra, e dentro dele há chamas azuis

Tarefas[editar | editar código-fonte]

As tarefas são realizadas pelos campeões de cada escola.

As três Tarefas do Torneio, realizadas em Hogwarts, serão disputadas por:

1ª Tarefa Dragões[editar | editar código-fonte]

A primeira tarefa do Torneio Tribruxo foi projetada para testar a coragem e a audácia dos campeões, e consistia em cada um deles tentar pegar um ovo de ouro do ninho de um dragão.

Na Primeira Tarefa cada campeão sorteia um dragão:

  • Cedrico Diggory foi o primeiro a realizar esta prova, tendo selecionado um Focinho-Curto Sueco. Ele transfigurou uma rocha em um cão labrador, que desviou a atenção do dragão por tempo suficiente para ele poder roubar o ovo. No entanto, Cedrico sofreu queimaduras durante sua prova.
  • Fleur Delacour foi a segunda a realizar a prova. Ela lançou um feitiço em seu dragão Verde-Galês, tentando fazê-lo entrar em transe. O dragão, no entanto, não entrou completamente em transe e acabou queimando Fleur.
  • Vitor Krum foi o terceiro a realizar a prova. Ele lançou um feitiço Conjunctivitis em seu Meteoro-Chinês, mas o dragão entrou em convulsão e danificou seus próprios ovos enquanto Krum pegava o ovo dourado. Este fato fez o campeão perder pontos.
  • Harry Potter foi o último a realizar a prova. Harry invocou com o feitiço Accio! a sua vassoura Firebolt, para tentar afastar para longe o seu Rabo-Córneo Húngaro. Enquanto o dragão se distraiu, Harry deu um voo rasante em direção ao chão e conseguiu apanhar o ovo dourado. Ludo Bagman deu a Harry nota 10, Bartô Crouch e Dumbledore deram nota 9, Madame Maxime deu 8 e Igor Karkaroff um 4 (obviamente tentando favorecer o campeão de sua escola, Vitor Krum).

2ª Tarefa O Lago[editar | editar código-fonte]

A segunda tarefa do Torneio Tribruxo consistia nos campeões mergulharem no fundo do Lago Negro, localizado nos jardins de Hogwarts, e recuperar de lá uma pessoa que lhes havia sido raptada e da qual muito gostavam, ou, conforme as palavras usadas por Dumbledore, alguém que lhes era precioso.

A tarefa começou e Fleur teve que ser retirada da prova, pois teve problemas com os Grindylows (diabos marinhos). Quando Harry encontrou então a irmã de Fleur, pensou que ela morreria, já que Fleur havia saído da prova. Então Harry tentou salvar Rony e Gabrielle. Lutou com os Grindylows, mas no fim conseguiu salvar ambos no minuto final da prova. Harry teve também ajuda da Murta-Que-Geme, que viajou pelo encanamento de Hogwarts até o Lago Negro só para ajudar Harry. Murta indicou o caminho que Harry deveria seguir para chegar aos reflexos.

A prova durou aproximadamente uma hora. Por Harry ter salvado Gabrielle, que não era sua refém, demorou para acabar a prova. Mas os sereianos contaram a Dumbledore o que Harry tinha feito e por isso Harry conseguiu o segundo lugar na prova.

  • Fleur Delacour: Gabrielle Delacour (Irmã)
  • Vítor Krum: Hermione Granger (Par Do Baile)
  • Cedrico Diggory: Cho Chang (Namorada)
  • Harry Potter: Rony Weasley (Melhor amigo)

Fleur Delacour foi a 1ª eliminada da prova, foi forçada a sair. Harry, teve muita coragem e salvou Gabrielle, mesmo não sendo sua refém.

3ª Tarefa O Labirinto[editar | editar código-fonte]

A terceira e última tarefa do Torneio Tribruxo. Os campeões tiveram que percorrer um labirinto, no qual estava repleto de perigos, até a Taça Tribruxo. O campeão que tocasse a Taça primeiro seria o vencedor do Torneio Tribruxo.

Alguns dos perigos do labirinto eram Explosivins, Bicho-Papões, e Acromântulas. A Taça Tribruxo estava no centro do labirinto, sob uma mesa de madeira. Os campeões entraram no labirinto de acordo com a sua posição no Torneio. Cedrico e Harry entraram primeiro, depois entrou Krum e por fim Fleur.

No labirinto Fleur foi atacada por Krum, que estava sob a Maldição Impérius de Bartô Crouch Jr. Após isso Krum e Cedrico lutaram. E por fim Harry e Cedrico chegaram juntos à Taça Tribruxo, ao tocaram juntos e juntos foram transportados para o cemitério da Casa dos Riddle, pois a taça era uma chave de portal. No cemitério Cedrico morreu assassinado por Rabicho, por ordem de Voldemort. Por isso, quando Harry voltou a Hogwarts por meio da mesma chave de portal, foi o único vencedor do Torneio Tribruxo.


Como a tarefa era difícil e perigosa se um campeão quisesse abandonar a tarefa era só soltar faíscas vermelhas de sua varinha no céu para sair da prova.

No final do Torneio quando Harry e Cedrico tocam na taça, que é a chave de um portal, são levados para o cemitério na casa dos Ridlle onde Rabicho mata Cedrico com a maldição da morte e prende Harry ao pé do caixão para que possa ressuscitar o Lorde das Trevas. Rabicho consegue cumprir seus objetivo e Lord Voldemort retorna e convoca os comensais novamente, ao ver que Harry continuava ali, junto ao caixão do pai de Voldemort, ele diz para Harry pegar sua varinha e duelar com ele.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.