Torre Alcalalí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada.
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde fevereiro de 2013). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Torre Alcalalí

A Torre Alcalalí, também denominada como Torre e Palácio senhorial dos Reis de Liori, localiza-se no município de Alcalalí, na província de Alicante, na comunidade autónoma da Comunidade Valenciana, na Espanha.

História[editar | editar código-fonte]

Com origem muçulmana, remonta ao século XIV, erguida no centro da povoação entre dois edifícios, provavelmente desde a sua construção.

Características[editar | editar código-fonte]

Constitui-se em uma torre de planta rectangular, com as dimensões de oito metros de comprimento por seis metros de largura, em alvenaria de pedra com reforço de silharia nos vértices. As faces são rasgadas por diversas aberturas, sendo acedida por uma porta no lado Oeste, na altura do primeiro pavimento.

Internamente divide-se em cinco pavimentos que se comunicam por uma escada em caracol no vértice Nordeste. O primeiro pavimento é recoberto por abóbada de canhão e parece ter sido utilizado como algibe. No penúltimo pavimento conservam-se os arranques dos arcos que lhe conferiam uma altura maior do que os demais pavimentos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]