Torre UNIP

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Torre UNIP em 2015.

A Torre UNIP é uma torre de rádio e TV situada na cidade de São Paulo responsável pela transmissão das emissoras de TV Mega TV e RBI TV, além da Mix FM. Está situada na Universidade Paulista (UNIP), localizada no bairro Paraíso, distrito de Vila Mariana.

Em maio de 2014, a Torre, que possuía 100 metros de altura, foi substituída por outra, 23 metros mais alta que a anterior. O prédio e a torre juntos somam 223 metros.

Na Torre transmissão em UHF, de característica banda-larga, em FM. Em UHF, emite sinal de alta potência simultaneamente para as emissoras RBI TV (14.1 digital) e Mega TV (16.1 digital).

A troca da Torre abriu caminho para a digitalização da RBI TV e permitiu o aumento da potência da Mega TV. Com a nova torre, foram instalados novos transmissores da Mix FM, o que possibilitou o aumento do alcance do sinal. Antes, a emissora era transmitida a partir de 8 elementos; agora, a rádio é irradiada por meio de 16 painéis Transtel.

Devido a troca da Torre, o sinal da Mix FM passou a ser transmitido a partir de sua Torre reserva, localizada na Avenida Paulista, 750, local que abrigou a sede da emissora até 2006. A manobra acabou reduzindo o alcance da rádio em 30% (de 140 km para 100 km). Essa situação durou até agosto de 2016, quando voltou a ser transmitida da Torre UNIP, juntamente com a RBI TV e Mega TV.

Transmissões[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Canal Descrição
14 UHF (14.1) Digital RBI TV
15 UHF (16.1) Digital Mega TV

Rádio[editar | editar código-fonte]

Frequência Descrição
106.3 MHz Mix FM

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre torres é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.