Torre da Globo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Torre da Globo Digital ou
Torre Digital da Globo

Antena HDTV da emissora vista da Avenida Paulista.[1]

História
Arquiteto
Engenheiro
Kelly Pittelko Engenheiros e Consultores
Desenvolvedor
Infraestrutura Enghenharia Ltda.
Período de construção
2004 - 2007
Pedra fundamental
nenhum
Inauguração
02 de dezembro de 2007 (16 anos)
Custo
vários
Status
Completo
Uso
Torre de transmissão da TV Globo São Paulo e CBN São Paulo
Arquitetura
Área
construída
Elevador
vários
Administração
Contratante
IPL - Incorporadora Paulista Ltda.
Proprietário
Grupo Globo e Infraestrutura Engenharia Ltda.
Localização
Localização
Alameda Santos, 700 - 17° andar, Bela Vista
São Paulo, SP
Localização

A Torre da Globo Digital é uma torre de televisão da TV Globo São Paulo. Localiza-se na Alameda Santos, 700 - 17° andar, no distrito de Bela Vista da capital de São Paulo, no alto do edifício da Trianon Corporate. Possui 119 metros (total de 224 metros) e foi inaugurada em 02 de dezembro de 2007. Foi idealizada, desenhada e projetada pelo arquiteto italiano Gian Carlo Gasperini. Apresenta uma iluminação colorida característica das cores da Globo, e o responsável por sua iluminação é o grande mago de televisão, Hans Donner. Em um papel branco limpo, o formato da torre parecido com as outras, chamou a atenção do mago, fazendo com que ele começasse um estudo para o efeito de luz ideal e a qual se assimilasse mais com as outras. É uma torre que se destaca na Alameda Santos, devido à sua bela iluminação e ao seu desenho inspirado nas outras torres.

A torre também abrigou o sistema reserva de transmissão do canal 5 VHF da Globo, que foi desativado em 29 de março de 2017, com o desligamento do sinal analógico de TV em São Paulo. O canal 19 UHF, analógico, também foi transmitido pela Torre da Globo, com a programação do canal pago Globo News. Assinaturas eram comercializadas em condomínios. Mas, foi desligado no dia 1º de agosto de 2016, por renúncia do Grupo Globo.

A partir de 5 de dezembro de 2019, a CBN São Paulo passou a ser transmitida a partir de sua nova torre, no saguão da Paulista, na Alameda Santos, 700 no bairro da Bela Vista (distrito de São Paulo). A CBN São Paulo é emissora geradora, própria e cabeça-de-rede da Rede CBN de Rádio, do Sistema Globo de Rádio.

Transmissões[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Canal Descrição Transmissão
18 UHF digital TV Globo São Paulo 2007–presente

Rádio[editar | editar código-fonte]

Canal Descrição Transmissão
90.5 MHz CBN São Paulo 2019–presente

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.