Torre do Álamo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Torre de Camões, aqueduto e tanque anexos
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Monumento de Interesse Público (d) ()Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

A Torre do Álamo, Torre de Camões ou Torre de Camões, aqueduto e tanque anexos, é uma torre-atalaia posteriormente utilizada como residência senhorial situada na Herdade do Álamo, freguesia de Casa Branca, no Município de Sousel, distrito de Portalegre, em Portugal.[1]

Está classificada como Monumento de Interesse Público desde 2016.[1]

Encontra-se numa propriedade privada e em adiantado estado de degradação. A sua arquitectura mostra ser dos finais do séc. XV, já com influências renascentistas, visíveis nas paredes interiores.

Pela sua altura, pela sua localização e pelo seu aspecto, parece ter sido um edifício com funções militares, do tipo atalaia, que permitiria uma melhor comunicação entre Avis e Estremoz, importantes centros militares.

A herdade onde está situada pertenceu, durante várias gerações, a uma família de apelido Peres, que se julga ter sido da própria família de Camões, daí vindo a tradição popular que designa a referida torre como Torre de Camões.

Existe também uma lenda que diz que foi nesta torre que esteve preso durante algum tempo Luís Vaz Peres de Camões, cúmplice de João I de Castela (na época da Batalha dos Atoleiros).

Tem várias arquitecturas sobrepostas e não se sabe ao certo a sua época histórica.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.