Torre dos Ossos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Torre dos Ossos
Apresentação
Tipo
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa
Torre dos Ossos, no estacionamento subterrâneo da Plaza de Oriente, em Madrid.

A chamada Torre dos Ossos localiza-se na cidade e município de Madrid, na província de Madrid, comunidade autónoma de mesmo nome, na Espanha.

Constitui-se em uma atalaia muçulmana, cujos restos encontram-se em exposição no estacionamento subterrâneo da Plaza de Oriente, na capital espanhola.

História[editar | editar código-fonte]

A atalaia remonta ao século XI, erguida pela população islâmica que, dois séculos antes, erguera a fortificação de Mayrit, como parte integrante do seu sistema defensivo.

Postada fora da cidadela, tinha a função de vigilância do barranco do arroio do Arenal, na zona Noroeste da povoação, junto ao lugar onde hoje se ergue o Palácio Real de Madrid.

No contexto da Reconquista cristã da península, após a tomada de Madrid pelas forças de Afonso VI de Castela (1083), esta atalaia foi incorporada como uma torre albarrã à muralha cristã da cidade, erguida como uma ampliação do primitivo recinto muralhado muçulmano.

A nova estrutura protegia as fontes de abastecimento dos Canos do Peral, que se encontravam no local da actual Plaza de Isabel II, e garantia a segurança da Porta de Valnadú, um dos quatro acessos da referida cerca.[1] Esta porta abria-se próximo à confluência das actuais ruas de la Unión e de Vergara, junto à fachada meridional do Teatro Real de Madrid.

A torre, que recebeu o seu nome pela sua proximidade com o antigo cemitério islâmico da "Huesa del Raf", foi descoberta durante as obras de remodelação da Plaza de Oriente, concluídas em 1996, durante a construcção de um estacionamento subterrâneo. Dela apenas se conserva, parcialmente, a sua base.

Características[editar | editar código-fonte]

A torre apresenta planta quadrangular, combinando alvenaria e silhares, em sílex e pedra calcária.

Notas

  1. Castellanos Oñate, José Manuel (2005). «Segundo recinto: muralla cristiana». Arquivado do original em 5 de junho de 2009 .
Ícone de esboço Este artigo sobre um castelo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.