Kaya (árvore)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Torreya nucifera)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaTorreya nucifera
Folhagem de Torreya nucifera
Folhagem de Torreya nucifera
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante [1]
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Pinophyta
Classe: Pinopsida
Ordem: Pinales
Género: Torreya
Espécie: T. nucifera
Nome binomial
Torreya nucifera
(L.) Siebold & Zucc.

Kaya ou torreya-japonesa (Torreya nucifera), é uma árvore conífera de crescimento lento, nativa do sul do Japão e Jeju de Coreia do Sul.

Ela cresce cerca de 15–25 m com um tronco que chega até 1.5 m de diamêtro. As folhas são verdes, anguntifolias, com cerca de 2–3 cm de comprimento e 3 mm de largura, com uma ponta extremamente aguda e duas faixas esbranquiçadas de estômatos no lado de baixo; elas são dispostas em arranjo espiralado, mas torcido na base.

Usos[editar | editar código-fonte]

Sua madeira é valorizada para a construção de tabuleiros de Go/Baduk por causa de usa coloração amarelo-dourada, textura dos anéis, e por causa da qualidade do som ao se colocar uma pedra de Go/Baduk em sua superfície. Existe também a Shin-kaya, ou kaya falsa, que é geralmente de uma coloração mais esbranquiçada, e que se tornou algo popular para jogos mais baratos devido à pouca disponibilidade de árvores de Kaya.

As sementes são comestíveis, podendo também ser prensadas pelo óleo vegetal que contêm.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Katsuki, T. & Luscombe, D. (2013). Torreya nucifera (em inglês). IUCN 2013. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. 2013​: e.T42552A2987599. doi:10.2305/IUCN.UK.2013-1.RLTS.T42552A2987599.en. Página visitada em 23 de Outubro de 2023.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Kaya (árvore)
Ícone de esboço Este artigo sobre coníferas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.