Toshie Kobayashi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Toshie Kobayashi (São Paulo, 27 de março de 194617 de maio de 2016) foi uma bailarina, coreógrafa e professora.[1]

Neta de japoneses,[2] iniciou seus estudos aos 7 anos na escola italiana, seguindo o método de Enrico Cecchetti. As aulas eram ministradas pela professora italiana Carmen Bonn, ao mesmo tempo fazia aulas particulares com a professora e bailarina Maria Melô. Aos 10 anos, entrou para a Escola Municipal de Bailados (EMB) de São Paulo - atual Escola de Dança de São Paulo. Teve como mestre, principalmente, Marília Franco - parte da primeira geração de bailarinos formados na instituição.

Atuou como docente da EMB por 35 anos, na mesma época em que inaugurou o estúdio Ballet Toshie Kobayashi em São Caetano do Sul, SP, onde formou por volta de 1000 bailarinos, voltados para atuação em balés de repertório acadêmico. Muitos de seus ex-alunos atuam hoje em companhias nacionais e internacionais, como é o caso de Sandro Borelli e Mauricio Oliveira - São Paulo - e Antônio Gomes - SuÍça.

A partir de 1990, começa a colaboração com o Festival de Dança de Joinville, como jurada e integrante do Conselho Consultivo. Em 2006 cessa de atuar em seu estúdio, e volta sua atenção para colaborações com outras companhias, oficinas e festivais de dança. No fim da sua carreira, ministrava cursos para bailarinos da Cia. Jovem da Escola do Teatro Bolshoi - única unidade do Teatro fora da Rússia - em Joinville.

Referências

  1. «Toshie Kobayashi». Enciclopédia Itaú Cultural. Consultado em 21 de agosto de 2019 
  2. «Mostra de Dança de São Caetano começa na sexta-feira». abcdoabc.com.br. 20 de junho de 2017. Consultado em 21 de agosto de 2022 

Fontes:

Enciclopedia Itaú Cultural

Divulgando Tap

Blog Mundo da Dança