Toxi-infecção alimentar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2018). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Toxinfecção alimentar é uma infecção adquirida através do consumo alimentos contaminados por bactérias ou suas toxinas. Pode ocorrer por via da:

  • infecção intestinal - causada por multiplicação bacteriana no trato gastro-intestinal;
  • intoxicação - através da reação a toxinas produzidas por bactérias no trato gastro-intestinal ou no alimento. Exemplo o Botulismo onde a toxina é formada ja no interior do organismo.

Sintomas: Náuseas, vômitos e diarréia. O sintoma que diferencia intoxicação da infecção é a febre, que aparece no caso de infecção que pode ser aguda ou crônica.

Os microorganismos mais frequentemente envolvidos são o estafilococo, salmonela, Clostridium botulinum e perfrigens, Bacillus cereus, Escherichia coli, Campylobacter e estreptococo.

A Toxinfecção Alimentar é uma das formas de Doença de Origem Alimentar (FoodBorne Disease), a esta última também estão associadas a Intoxicação (Produtos Químicos) e a Infecção (zoonoses e parasitoses).

Ícone de esboço Este artigo sobre Saúde é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.