Toyota Etios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Toyota Etios
Toyota Etios Hatch
Visão Geral
Nomes
alternativos
Toyota Etios Liva (hatch)
Produção 2010 – presente

2012 - presente (Brasil)

Fabricante Toyota
Modelo
Classe Compacto
Carroceria Hatchback, sedan
Ficha técnica
Motor 1.5L 16v
1.3 L 1NR-FBE I4
1.2 L 3NR-FE I4
1.5 L 2NR-FBE I4
1.4 L 1ND-TV I4-T
Modelos relacionados
Chevrolet Onix
Hyundai HB20
Hyundai HB20S
Nissan March
Renault Logan
Renault Sandero
Volkswagen Gol
Volkswagen Voyage
Ford Fiesta
Ford Ka
Ford Ka+
Kia Picanto
Fiat Argo
Chery Celer
JAC J3
Citroën C3
Geely EC7
Nissan Versa
Chevrolet Prisma
Fiat Siena
Fiat Grand Siena
Fiat Cronos
Dimensões
Comprimento 4265 mm
Entre-eixos 2550 mm
Largura 1695 mm
Altura 1510 mm
Cronologia
Toyota Platz (América do Norte)

O Etios é um modelo compacto desenvolvido pela Toyota especialmente para os mercados emergentes. Foi apresentado sob a forma de protótipo em 6 de janeiro de 2010 no Salão do Automóvel da Índia e sob forma final de produção em 1 de dezembro de 2010 no mesmo país.[1] A versão hatch foi denominada oficialmente Etios Liva.

No Brasil, o Etios foi lançado no mercado em setembro de 2012.

A versão sedan do Etios conta com um porta-malas de 562 litros, enquanto que o Etios hatch tem um porta-malas de 263 litros.

Conceito do Etios (2010)[editar | editar código-fonte]

O conceito do Etios sedan com motor a gasolina de 1,5 litros e o conceito do Etios hatchback com motor a gasolina de 1,2 litros foram apresentados na 10ª feira automóvel Auto Expo em Nova Delhi. A produção comercial real começou em dezembro de 2010.

Eitos Xclusive[editar | editar código-fonte]

O Etios Xclusive é uma versão do Etios G e Liva G respectivamente para o mercado indiano, com interiores em dois tons creme e bege, sistema de áudio equipado com Bluetooth, sensores de estacionamento traseiros, tecido de assento de alta qualidade, tampa cromada no botão de marcha, um emblema 'Xclusive' na tampa da bagageira com uma escolha de 3 cores do corpo (branco, cinza e prata).

Uma nova versão do Etios Xclusive foi lançada em 2015 com um sistema de infoentretenimento touchscreen e acabamento com textura de madeira no painel de instrumentos. É baseado nas variantes VX e VXD e vem em branco metálico, prata e azul metálico.

Etios Cross[editar | editar código-fonte]

O Etios Cross é uma versão baseada no Liva. Foi lançado em 2014.

Motorsport[editar | editar código-fonte]

A Toyota India iniciou uma série de corrida de uma marca na Índia chamada Etios Motor Racing. A série começou em 2012 e testemunhou uma resposta esmagadora dos jovens indianos, havia 3300 candidatos. Após um procedimento de seleção de 3 rodadas, a Toyota realizou 2 rodadas de corridas de exibição em 2012, uma em uma pista de corrida construída especificamente em Chennai chamou a pista de corrida Sriperumbudur e outras na forma de ROC (Race of Champions) em Gurgaon. Os 25 pilotos selecionados competiram no campeonato principal realizado na segunda metade de 2013. Os carros são preparados pela Red Rooster Performance com sede em Bangalore e projetados pela TRD (Toyota Racing Development).

Segurança[editar | editar código-fonte]

O Etios e o Etios Liva vêm com um imobilizador e um aviso de porta entreaberta como padrão em todos os acabamentos com airbags duplos SRS, ABS e EBD disponíveis apenas nos acabamentos G +, V e VX.

O Etios no Brasil ganhou uma classificação de segurança de 4 estrelas do Latin NCAP.

O fim do Etios?[editar | editar código-fonte]

Na Índia (primeira a fabricar), segundo o UOL, a Toyota deixou de pedir peças de reposição da fábrica para dar lugar ao novo Corolla Cross. Com isso, o Etios pode estar chegando perto do fim.[2] Por enquanto, a linha 2021, chegou e pode ser a última. As únicas novidades estão no painel, com novo sistema multimídia Toyota Play+ além da descontinuação das linhas XLS e PLATINUM. [3]

Para piorar ainda mais a notícia, a Toyota ainda descontinuou o motor 1.3 e a versão X, vendendo apenas os modelos hatch X Plus e Sedã X Plus com motor 1.5 (manual de 6 marchas ou automático de 4). A montadora, sempre nega o fim da produção. Mas com os fatos noticiados... [4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Toyota Etios