Três

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
3
Cardinal três
Ordinal terceiro
Coletivo trinca
trio
Multiplicativo triplo
Fracionário terço
Propriedades matemáticas
Factorização 3
Função totiente φ(3) = 2
Número de divisores τ(3) = 2
Soma dos divisores σ(3) = 4
Contagem de primos π(3) = 2
Função de Möbius μ(3) = -1
Função de Mertens M(3) = -1
Outros sistemas de numeração
Sistema binário 112
Sistema octal 38
Sistema duodecimal 312
Sistema hexadecimal 316
Numeração romana III
Numeração egípcia
Z1 Z1
Z1
Numeração grega III
Numeração jónica γ'
Numeração chinesa
Numeração hebraica
Numeração arménia Գ
Numeração Āryabhaṭa
Numeração maia 3 maia.svg
Lista de números

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9
0 10 20 30 40 50 60 70 80 90

C03.png

O três (3) é o número natural que segue o dois e precede o quatro.

O 3 é o segundo número primo e o primeiro número primo ímpar. Para além disso, o 3 é o primeiro número primo de Fermat (n = 0), e o número primo de Fermat seguinte é o 5. É o segundo número primo de Sophie Germain e o segundo número triangular.

Simbologia[editar | editar código-fonte]

O número 3 tem uma grande importância simbólica de união e equilíbrio, aparecendo na Santíssima Trindade, nos três poderes (jurídico, executivo, legislativo), em Os três mosqueteiros, os Três Porquinhos, nos três sobrinhos do Pato Donald (Huguinho, Zézinho e Luizinho), etc, sendo recorrente sua presença na literatura e nas artes. Sistema trifásico: utilizado em energia elétrica; nas três fases defazadas em 120º entre si.

O três também é um número muito citado na Bíblia, como é o número da Santíssima Trindade e Jesus ressuscitou no terceiro dia.

Três também é um número chave da democracia, pois é a quantidade mínima de pessoas necessárias para que se consiga tomar uma decisão em grupo.

Também é conhecido sexualmente em Ménage à trois.

O três também é usado como pedido de socorro. Para pedir socorro no deserto ou em alguma outra região, basta fazer três fogueiras, porque três é um código mundial.

Química[editar | editar código-fonte]

O Três é o Número atômico do Lítio, um metal.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ano 3

Wikilivros
O Wikilivros tem um livro chamado Pequenos números
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete três.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Três


O Significado dos Números pela Numerologia Pitagórica[editar | editar código-fonte]

O NÚMERO 3[editar | editar código-fonte]

Simbologia:Número 3 Agradável e Talentoso Símbolo: o triângulo. Planeta: Júpiter Cores: púrpura, lilás, violeta e azul-celeste.  Elemento: ar. Metal: estanho. Pedras: turquesa e topázio. Perfume/aroma: pêssego. Profissões: orador, escritor, ator, pintor, músico, humorista, produtor cultural, cabeleireiro ou vendedor.

Este número associa-se com a comunicação, a expressão, a expansão, a criatividade e a sociabilidade. Representa o relacionamento com o mundo exterior. Após a individualidade, a união com o dois, surge a interação com a sociedade. O que comunica. O 3 é a expressão, a comunicação, a criação. É o produto da união de 1 e 2. É a frutificação, a trindade, a multiplicidade. Representa a interação social. Na espiritualidade, o número três é visto como o poder da unidade entre a mente, corpo e espírito.

Este número caracteriza pessoas comunicativas, expressivas, simpáticas, interativas, otimistas, inteligentes, criativas e bem-humoradas. O número três é adaptável, alegre, sociável, ótimos comunicadores(as), gostam de manter a harmonia e o equilíbrio em suas vidas. Contudo, também são exageradas e têm dificuldade em terminar os projetos em que se envolvem. Extrovertido dono de grande magnetismo pessoal, promove o desenvolvimento de todos ao seu redor, irradiando alegria, entusiasmo. Sua criatividade ilimitada faz com que tudo pareça possível.  Constitui a expressão do sucesso, da sorte, da fertilidade e da beleza. É feliz, criativo, intelectual e otimista. Também é refinado e gosta de coisas caras. Mesmo que em alguns momentos pareça dispersivo, na verdade é muito observador e registra tudo o que se passa à sua volta. Tem o dom da criatividade e usa desenho, teatro e pintura como formas de expressão. Inimigo da rotina, está sempre buscando o novo. Aprende com facilidade. Vive cercado de amigos. Gosta de ambientes alegre e aconchegante. Quando doente, precisa de muita atenção. No trabalho, o sucesso virá através de oportunidades inesperadas que exigem pensamento rápido para achar soluções inéditas e criativas. Conquista a todos com seu encanto natural e não precisa se esforçar para chamar a atenção. Muito romântica e sedutora, alegre, extrovertida e sociável, a pessoa de personalidade 3 transmite muita confiança no amor e na vida. Mostra-se tímido ainda mas, aos poucos, desenvolve uma grande autoconfiança.

Significa liderança, força e ambição. Também é o número que traz coragem, independência, atividades mentais e físicas, individualidade e realizações. O número 1 é visto como o número para principiantes.

As pessoas de personalidade 1 são líderes natos em tudo. Muito autoconfiante, tem êxito em tudo que faz. Este número caracteriza pessoas ambiciosas, inovadoras, pioneiras, aventureiras, individualistas, independentes, corajosas, determinadas, líderes, meigas e atenciosas mas com dificuldade em demonstrar os seus sentimentos. Inteligente, pioneira, honesta, adora desafios, novidades e vai querer ser sempre a primeira em tudo. Independente, ágil, desenvolve-se rapidamente. Gosta de preservar a intimidade e estará sempre mudando alguma coisinha de lugar no seu espaço. É líder de grupo. Mas também é um pouco egoísta e preguiçoso. Para manter um bom relacionamento com alguém desse número, não tente impor suas idéias, mas procure sempre argumentar.

Dica:É muito talentoso, mas não gosta que você o exiba para os outros. Cuidado, também, com as críticas, para não inibir a criatividade do artista.

Características positivas: otimismo, bom gosto, talento, comunicação, sociabilidade, cordialidade, entusiasmo e criatividade.

Características negativas: exibicionismo, superficialidade, espírito fofoqueiro, mentiras, conflitos, solidão, ostentação, exagero, dispersão, pessimismo e imaturidade.

Missão a cumprir: Abrir-se para o mundo, ser criativo, procurar expressar-se