Três Poços

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde junho de 2014). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Três Poços
  Bairro do Brasil  
Zona Leste
Leste
Área
 - Total 7,87
População (2010)
 - Total 4,898
Fonte: Não disponível

Três Poços é um bairro do município de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro, Brasil.[1]

Localizado na divisa com Pinheiral, Zona Leste da cidade, o bairro, que tem 4.898 habitantes (est. 2010) e 7,87 Km², é sede do Campus do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Suas origens remontam à 18 de dezembro de 1784, quando suas terras são doadas à Mateus Pereira de Araújo e Oliveira, um paulista de Mogi das Cruzes, radicado em Campo Alegre da Paraíba Nova (atual Resende), no governo do vice-rei Luís de Vasconcelos e Sousa.

Foi ainda lugar da existência de um mosteiro dos padres trapistas de Tremembé, passado depois aos padres jesuítas que no século XIX abrigou os finlandeses que viriam povoar Penedo, distrito de Itatiaia.

No ano de 1926 foi construída uma parada da Estrada de Ferro Central do Brasil na altura da sede da antiga fazenda de Três Poços, fundada ainda no império, e que funcionou até a década de 1960, quando foi desativada devido à circulação de ônibus entre Pinheiral e Volta Redonda. Da antiga estação só restaram o piso elevado e as duas colunas, tendo o teto sido furtado.

Atualmente, possui um condomínio industrial, em fase de implantação na área onde se dará a abertura da Rodovia do Contorno, e uma grande área rural, onde a criação de gado é a atividade predominante.

É subdividido ainda nos bairros não oficiais: Parque Vitória e Pedreira; e possui diversos núcleos de posse, como o Colorado, Raiozinho de Sol e o Parque Independência.[2]

Tem limites com os bairros Água Limpa, Brasilândia, Santo Agostinho, Vila Americana e Vila Rica.

Referências

  1. Portal VR (quinta, dia 27). «Gothardo inaugura Creche Raiozinho de Sol em Três Poços». Consultado em 1 de junho de 2014  Verifique data em: |data= (ajuda)
  2. JusBrasil. «Cras Vila Rica-Três Poços ganha nova sede». Consultado em 1 de junho de 2014