Três Tristes Tigres

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para Um livro de Cabrera Intante, veja [[1]].


Três Tristes Tigres
Informação geral
Origem Porto
País Portugal Portugal
Integrantes Ana Deus
Regina Guimarães
Alexandre Soares
Ex-integrantes Paula Sousa (1992-1993)

Três Tristes Tigres é uma banda musical portuguesa formada na década de 1990. A banda é mais conhecida pelo tema "O Mundo a Meus Pés".

História[editar | editar código-fonte]

O início

Desde 1987 que a ex-Ban Ana Deus trabalhava e colaborava com a poetisa Regina Guimarães na autoria de canções para teatro e video. A teclista Paula Sousa (ex-Repórter Estrábico) acaba por entrar numa fase mais avançada. Em 1992 está definida a primeira formação do grupo. O nome foi escolhido por ser um trava-línguas e porque achavam graça haver tristes na música ligeira que se associa a divertimento.

Anos 90

O primeiro álbum dos Três Tristes Tigres, "Partes Sensíveis", é editado em 1993. A popularidade do tema "O Mundo A Meus Pés" leva a que as edições posteriores do disco tivessem na capa uma imagem de Ana Deus retirada do teledisco desse tema.

Paula Sousa sai em Dezembro de 1993. O grupo participa no disco de homenagem a António Variações com "Anjinho da Guarda".

Alexandre Soares, que colaborara na gravação de "Anjinho da Guarda", entra para o grupo.

Começam entretanto a preparar o segundo álbum de originais, "Guia Espiritual", que vê a luz do dia no início de 1996. O disco foi bastante aclamado e agraciado com o prémio Blitz para o Melhor Álbum Nacional do Ano e o projecto levou ainda o prémio de Melhor Grupo Nacional. "Zap Canal" é um dos temas mais divulgados nas rádios nacionais.

No final de 1998 é editado o seu terceiro álbum, "Comum". Este incluia o tema "Falta (forma)" com a participação de Manuela Azevedo dos Clã.

A formação ao vivo passa a contar com João Pedro Coimbra (bateria, percussão) e Pedro Moura (programações).

Em Maio de 1999 é apresentado em Lisboa e no Porto o espectáculo "Fera Consentida" baseado num texto de Maria Gabriela Llansol.

Anos 2000

Nos dias 19 e 20 de Fevereiro de 2000 é estreado no Auditório Carlos Alberto o espectáculo "KITCHnet" de Ana Deus com textos de Regina Guimarães.

Em 2001 é editada a compilação "Visita de Estudo" com temas de todos os álbuns, o tema "Anjinho da Guarda" e como novidades o tema "Coisas Azuis", concebido para o espectáculo "Ferida Consentida", uma nova versão de "Subida aos Céus" e uma remistura de J.P. Coimbra para "O Mundo A Meus Pés".

Alexandre Soares é o autor da banda sonora do filme "Ganhar a Vida" de João Canijo. No filme pode ser ouvido o tema "Fome de Femme" dos Três Tristes Tigres.

Em 2006, é editado o livro "As Letras como Poesia", pela Objecto Cardíaco, que inclui uma análise das Letras de Regina Guimarães para os TTT, republicado em 2009 pela Afrontamento.

Elementos[editar | editar código-fonte]

  • Ana Deus (1992-)
  • Regina Guimarães (1992-)
  • Paula Sousa (1992-1993)
  • Alexandre Soares (1992-)

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Partes Sensíveis (CD, EMI, 1993)
  • Guia Espiritual (CD, EMI, 1996)
  • Comum (CD, EMI, 1998)
  • Visita De Estudo (Compila, EMI, 2001)

Referências[editar | editar código-fonte]