Marcador radioativo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Traçador radioativo)

Um marcador radioativo, ou traçador radioativo, é um composto químico em que um ou mais átomos foram substituídos por um radioisótopo, assim, em virtude do seu decaimento radioativo, pode ser usado para explorar o mecanismo das reações químicas traçando o caminho que o radioisótopo segue a partir de reagentes em produtos. A radiomarcação é assim a forma radioativa da marcação isotópica.

Radioisótopos de hidrogênio, carbono, fósforo, enxofre, e iodo têm sido amplamente utilizados para rastrear o caminho de reações bioquímicas. Um marcador radioativo pode também ser usado para controlar a distribuição de uma substância em um sistema natural, tal como uma célula ou tecido,[1] ou como um traçador para controlar o fluxo do escoamento de fluido. Marcadores radioativos também são utilizados para determinar a localização das fraturas criadas por fraturação hidráulica na produção de gás natural.[2] Traçadores radioativos formam a base de uma variedade de sistemas de imagem, tais como, exames de TEP, SPECT e tecnécio. A datação por radiocarbono usa a ocorrência natural do isótopo carbono-14 como uma etiqueta isotópica.

Referências

  1. Rennie M (1999). «An introduction to the use of tracers in nutrition and metabolism». Proc Nutr Soc. 58 (4): 935–44. PMID 10817161. doi:10.1017/S002966519900124X 
  2. Reis, John C. (1976). Environmental Control in Petroleum Engineering. Gulf Professional Publishers.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]