Tramontina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo jornalista brasileiro, veja Carlos Tramontina.
Tramontina
Razão social Tramontina S.A.
Tipo Empresa de capital fechado
Slogan O prazer de fazer bonito.
Indústria Metalurgia, Beneficiamento de Madeira, Polipropileno, etc.
Gênero Privada
Fundação 1911
Fundador(es) Valentin Tramontina
Sede Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul
 Brasil
Área(s) servida(s) Mundo
Presidente Clovis Tramontina
Vice-presidente Joselito Gusso
Empregados 7.000
Produtos Utilidades domésticas (talheres, panelas, facas, etc)
Ferramentas
Ferramentas Elétricas
Materiais elétricos
Móveis de madeira e plástico
Equipamentos para jardinagem
eletros
Pias e cubas.
Faturamento Aumento R$ 3 bilhões (2012)[1]

Tramontina é uma empresa metalúrgica brasileira sediada no município de Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul. Além de utensílios metálicos de cozinha (como facas), a Tramontina vende eletrodomésticos destinados também à culinária, veículos pequenos (como cortadores de grama), aparelhos de jardinagem, ferramentas, mobília, materiais elétricos (tomadas, por exemplo) e utensílios culinários (como panelas, latas de lixo, escorredores de louça e raladores).[2]

História[editar | editar código-fonte]

A empresa foi fundada por Valentin Tramontina em 1911,[3] filho de imigrantes italianos da aldeia de Poffabro, município de Frisanco, na região do Friuli-Venezia Giulia, nordeste da Itália.[4] O atual presidente é o empresário Clovis Tramontina.

Hoje a Tramontina é uma das empresas mais importantes do Brasil, possuindo dez unidades fabris descentralizadas, sendo oito no Rio Grande do Sul, uma no Pará e outra em Pernambuco. No conjunto dessas dez fábricas, a empresa produz, atualmente, mais de 17 mil itens destinados aos mais diferentes segmentos. Tem presença forte também no mercado internacional, exportando para mais de 120 países. A organização das fábricas se dá da seguinte forma:

  1. Tramontina Belém, localizada na cidade de Belém/PA, produz móveis de madeira, tábuas de corte, utilidades de madeira e cabos de ferramentas;
  2. Tramontina Cutelaria, localizada na cidade de Carlos Barbosa/RS, produz facas (de cozinha, profissionais e esportivas), canivetes, tesouras, espetos, talheres de uso diário, utensílios de cozinha e panelas, formas e travessas antiaderentes de alumínio;
  3. Tramontina Delta, localizada na cidade de Recife/PE, produz cadeiras e mesas de plástico e brinquedos;
  4. Tramontina Eletrik, localizada na cidade de Carlos Barbosa/RS, produz acessórios para eletrodutos, interruptores e tomadas, caixas de derivação, duchas, disjuntores e peças para automóveis.
  5. Tramontina Farroupilha, localizada na cidade de Farroupilha/RS, produz panelas, baixelas, talheres e utensílios para cozinha de aço inoxidável;
  6. Forjasul Canoas, localizada na cidade de Canoas/RS, produz eletroferragens forjadas para linhas de transmissão elétrica até 1000 kV, peças forjadas sob encomenda até 100 kg (em matriz fechada) ou até 300 kg (peças parcialmente forjadas), ganchos-haste conforme DIN15401 com capacidade de até 110 toneladas, ganchos-olhal com capacidade de até 50 toneladas, tornos de banca forjados, ferramentas (machados e marretas).
  7. Tramontina Garibaldi, localizada na cidade de Garibaldi/RS, produz martelos, machadinhas, chaves de boca, chaves de fenda, alicates, torqueses, formões, plainas, níveis, serras e serrotes;
  8. Forjasul Madeiras, localizada na cidade de Encruzilhada do Sul/RS, produz painéis de pinus, prateleiras retas e de canto, estantes e utilidades domésticas.
  9. Tramontina Multi, localizada na cidade de Carlos Barbosa/RS, produz carrinhos-de-mão, ancinhos, enxadas, picaretas, pás, foices, foicinhas, gadanhos, cavadeiras, cortadores de grama, produtos para jardinagem e tesouras de poda;
  10. Tramontina TEEC, localizada na cidade de Carlos Barbosa/RS, produz pias, cubas, tanques, coifas, cooktops, fornos, lixeiras, cachepôs e acessórios.

No mercado interno, a empresa conta com cinco Centros de Distribuição – Barueri/SP, Belém/PA, Carlos Barbosa/RS, Goiânia/GO e Salvador/BA – e cinco Escritórios Regionais de Vendas – em Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Recife/PE e Rio de Janeiro/RJ, estrategicamente situados de modo a assegurar o máximo de agilidade na entrega dos produtos. A empresa possui duas lojas de varejo no Rio Grande do Sul montadas exclusivamente com produtos da marca, uma na cidade de Carlos Barbosa e outra em Farroupilha.

Canivete da Tramontina.

Em 2013, a Tramontina inaugurou sua primeira loja-conceito na cidade do Rio de Janeiro, a Tstore.[5] A escolha pela cidade, segundo Clovis Tramontina, presidente da empresa, é o fato de a cidade receber eventos de proporção internacional como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Segundo o empresário, a loja carioca será uma espécie de laboratório onde os produtos serão oferecidos em primeira mão aos clientes. Em 2015 a segunda unidade da loja-conceito no Brasil foi inaugurada em Salvador, e a primeira no exterior, em Santiago, Chile.

Em 2014, a marca iniciou as operações de venda via e-commerce de sua linha de móveis de madeira através da loja virtual Tramontina Móveis de Madeira,[6] em um mix de mais de 200 produtos, entre mesas, cadeiras, bancos, espreguiçadeiras, etc.

No exterior, a Tramontina possui Centros de Distribuição e Escritórios de Venda nos países África do Sul, Alemanha, Austrália, Chile, China, Cingapura, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Equador, Estados Unidos, Honduras, México, Nigéria, Panamá, Peru e Reino Unido, além de representantes comerciais que atuam em outros países, formando também um eficiente sistema de venda e distribuição internacional.

No que se refere ao seu quadro funcional, possui um turnover abaixo dos menores índices, fato que credita aos investimentos constantes no treinamento profissional de seus mais de 7.000 colaboradores e à valorização da “prata da casa”. Compromissos com a qualidade e a responsabilidade social caminham juntos na Tramontina. A Tramontina também patrocina a equipe de futsal de Carlos Barbosa, a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF), maior equipe de futsal do Brasil.

Referências

  1. Tramontina aposta em lojas conceito ISTOÉ Dinheiro. (Outubro, 2013).
  2. «Tramontina». Tramontina. Consultado em 25 de dezembro de 2016 
  3. Institucional: História
  4. I discendenti dell’impero commerciale brasiliano “Tramontina” ospiti a Frisanco TelePordenone. (Setembro, 2013). (em italiano)
  5. Site Oficial Tstore Tstore.
  6. Móveis de Madeira Tramontina Móveis de Madeira.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]