Trampled Under Foot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Trampled Under Foot"
Single de Led Zeppelin
do álbum Physical Graffiti
Lado B "Black Country Woman"
Lançamento 2 de abril, 1975
Gravação 1974
Gênero(s) Hard rock, funk rock
Duração 5:37
Gravadora(s) Swan Song
Composição Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones
Produção Jimmy Page
Cronologia de singles de Led Zeppelin
"D'yer Mak'er" / "The Crunge"
(1973)
"Candy Store Rock" / "Royal Orleans"
(1976)
Faixas de Physical Graffiti

"Trampled Under Foot" é uma canção da banda inglesa de rock Led Zeppelin, lançada em 1975 no álbum Physical Graffiti.

Esta canção se tornou um dos maiores sucessos da banda neste disco, se tornando presença quase certeira nos álbuns ao vivo e em trabalhos póstumos da banda.

Rendendo-se a progressividade reinante no começo dos anos 1970, algumas músicas do Physical Graffiti foram bastante influenciadas por este estilo como é o caso da celébre "Kashmir" e "Trampled Under Foot".

Trampled Under foot tem uma introdução marcante e como característica o teclado do Baixista John Paul Jones e a bateria de John Bonham que conferem o andamento estranho e característico dessa canção. Além disso, a música tem um dos refrões mais marcantes de toda a carreira do Led Zeppelin ("Talkin' 'bout love")o que fez com que a música se tornasse um hit do Zeppelin. A música consagrou definitivasmente Jones como um dos maiores tecladistas de rock juntamente com "No Quarter" do Houses of the Holy e quando executada em shows costumava apresentar longos solos de teclados de Jonesy ultrapassando com frequencia os 10 minutos de duração.

A irreverente e estranha letra da canção foi escrita por Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones baseada na canção Terraplane do cantor de Blues Robert Johnson (outro clássico da música). Ela é construída com a utilização de metáforas de peças de carro para se referir ao sexo.

Foi lançada em single no ano de 1975 tendo como lado B a música "Black Country Woman" 9.ª música do segundo disco de Physical Graffiti.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Lewis, Dave (2004). The Complete Guide to the Music of Led Zeppelin (em inglês). [S.l.]: Omnibus Press. 96 páginas. ISBN 0-7119-3528-9 
  • Welch, Chris (1998). Led Zeppelin: Dazed and Confused: The Stories Behind Every Song (em inglês). [S.l.]: Thunder's Mouth Press. 160 páginas. ISBN 1-56025-818-7 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.