Transmissividade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde novembro de 2010). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Transmissividade (T) é uma variável hidrogeológica que corresponde à capacidade de um meio para transmitir água, obtida formalmente pela integração da condutividade hidráulica ao longo da profundidade da camada. Enquanto a condutividade é local ao longo da coluna de solo a transmissividade é uma variável global da camada de solo.

Pode ser definido como a quantidade de água que se escoa através da secção vertical do aquífero quando se diminui a carga hidráulica de uma unidade e expressa-se em metros quadrados por dia ou centímetros quadrados por segundo.

Pode ser calculada através do produto da condutividade hidráulica pela espessura do aquífer, quando toma-se o valor médio da condutividade de uma coluna de solo. Caso a transmissividade varie ao longo do perfil do aquífero, a transmissividade é calculada pela integral.

No caso mais simples, utilizando-o valor médio da condutividade na camada de sol, faz-se

T = K x Z, onde "T" é a transmissividade da camada, "K" é a condutividade hidráulica média da camada e "Z" é a espessura da camada.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.