Transplante de pulmão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Transplante de pulmão é um procedimento cirúrgico no qual um pulmão é transplantado para outra pessoa.

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

O transplante pulmonar é uma terapia bem estabelecida para pacientes com doença pulmonar avançada. A avaliação do candidato para o transplante é uma tarefa complexa que envolve uma equipe multidisciplinar que acompanha o paciente para além do período pós-operatório. O tempo médio atual em lista de espera para transplante pulmonar é de aproximadamente 18 meses no estado de São Paulo. Em 2014, dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos mostram que 67 transplantes pulmonares foram realizados no Brasil e que 204 pacientes estavam na lista de espera para transplante pulmonar. O transplante pulmonar é principalmente indicado no tratamento de DPOC, fibrose cística, doença intersticial pulmonar, bronquiectasia não fibrocística e hipertensão pulmonar.

Referências:

Associação Brasileira de Transplante de Órgãos [homepage on the Internet]. São Paulo: ABTO [cited 2015 Apr 30]. Registro Brasileiro de Transplantes 2014. Dimensionamento dos transplantes no Brasil e em cada estado (2007-2014). [Adobe Acrobat document, 98p.]. Available from: http://www.abto.org.br/abtov03/Upload/file/RBT/2014/rbt2014-lib.pdf

CAMARGO, Priscila Cilene León Bueno de.. [et al.]. Jornal Brasileiro de peneumonologia. Transplante pulmonar: abordagem geral sobre seus principais aspectos. Brasilia, v.41, n. 6, Nov./Dez. 201. Disponível em: <http://www.jornaldepneumologia.com.br/detalhe_artigo.asp?id=2464>. Acesso em 01 fev. 2018.