Transport Neutral Encapsulation Format

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

TNEF (Transport Neutral Encapsulation Format) é um formato proprietário para anexos de E-mail utilizado pelos programas Microsoft Outlook e Microsoft Exchange Server. Os arquivos TNEF são normalmente enviados com o título "winmail.dat" ou "win.dat" e com tipo MIME Application/MS-TNEF (apesar do tipo de arquivo oficial da IANA ser application/vnd.ms-tnef.[1])

Introdução[editar | editar código-fonte]

Arquivos TNEF podem conter informações usadas pelo Outlook para a formatação do texto do E-mail (RTF), embutir documentos (OLE) ou recursos específicos do Outlook, tais como formulários, botões de votação e pedidos de reunião. Arquivos TNEF podem conter ainda os arquivos anexos a uma mensagem de e-mail.

No programa Outlook não é possível habilitar ou desabilitar explicitamente a codificação TNEF (exceto via Registro do Windows[2]). Ao selecionar o formato de texto RTF o usuário está implicitamente utilizando a codificação TNEF. Ao enviar mensagens no formato texto ou HTML, algumas versões do Outlook utilizam os padrões internacionais de envio de e-mail, mas podem ainda enviar o arquivo no formato TNEF dependendo das circustâncias (por exemplo, se algum recurso específico do Outlook for necessário).[3][4]

Decodificadores[editar | editar código-fonte]

Programas para decodificar e extrair arquivos TNEF em português.

Microsoft Windows[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Some Microsoft Media Types for registration». IANA. Consultado em 25 de outubro de 2010. 
  2. «Quando você usa o Outlook 2010 ou o Outlook 2007 para enviar uma mensagem de email, o destinatário da mensagem vê um anexo chamado Winmail.dat». Microsoft. 29 de julho de 2009. Consultado em 3 de março de 2011. 
  3. «OL2000: Como formatos de email afetam emails da Internet no Outlook». Microsoft. Consultado em 11 de setembro de 2009. 
  4. «OL2000: Como os Formatos das Mensagens Afetam o Correio de Internet». Microsoft. 30 de março de 2005. Consultado em 13 de outubro de 2006. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]