Travis Scott

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Travis Scott
Travis Scott em abril de 2017
Informação geral
Nome completo Jacques Berman Webster II
Também conhecido(a) como La Flame, Cactus Jack, Travi$ Scott
Nascimento 30 de abril de 1991 (28 anos)
Local de nascimento Houston, Texas
Estados Unidos
País  Estados Unidos
Gênero(s)
Ocupação(ões) Rapper, compositor e produtor musical
Gravadora(s) Universal Music Group, Grand Hustle Records, Epic Records, GOOD Music
Página oficial http://travisscott.com/

Jacques Berman Webster II (Houston, 30 de abril de 1991), mais conhecido como Travis Scott (por vezes estilizado como Travi$ Scott), é um rapper americano, compositor e produtor musical. Em 2012, Scott assinou seu primeiro grande contrato com a gravadora Epic Records. Em novembro do mesmo ano, Scott assinou um contrato com a GOOD Music, gravadora de Kanye West, como parte da sua produção no álbum colaborativo Cruel Summer. Em abril de 2013, Travis Scott assinou um contrato com a Grand Hustle Records, do rapper T. I.

O primeiro projeto completo de estreia de Scott foi uma mixtape intitulada Owl Pharaoh, lançada em 2013. Em seguida, lançou sua segunda mixtape, Days Before Rodeo, em agosto de 2014. Seu primeiro álbum de estúdio, Rodeo, foi lançado somente em setembro de 2015 e o hit "Antidote" alcançou as paradas de sucesso nos Estados Unidos, figurando no top 20 da Billboard Hot 100. Seu segundo álbum, Birds in the Trap Sing MicKinght, foi lançado em setembro de 2016, gerando críticas positivas. Em 2017, Travis Scott lançou um álbum em colaboração com Quavo intitulado Huncho Jack, Jack Huncho, assinado por ambos com o nome do novo dueto, Huncho Jack. Ele lançou seu terceiro álbum, Astroworld, em 3 de agosto de 2018.

Início da vida[editar | editar código-fonte]

Jacques Webster nasceu em Houston, Texas. Ele cresceu em Missouri City, uma cidade de classe média na fronteira sudoeste de Houston. Scott morou com sua avó, mas mais tarde mudou-se para os subúrbios, onde o seu pai tinha um negócio próprio.[1] Ele estudou o ensino fundamental em uma escola privada e formou-se no ensino médio na Elkins High School, uma escola pública, aos dezessete anos.[2] Mais tarde, estudou na Universidade do Texas em San Antonio, quando abandonou completamente sua carreira musical, ainda no segundo ano de faculdade.[3][4]

Após o abandono, Scott imediatamente mudou-se para Nova York, em uma tentativa de retomar sua carreira musical. Seus pais, frustrados pela sua saída da universidade, eventualmente, parou de apoiá-lo financeiramente.[5]

Carreira[editar | editar código-fonte]

2008-12: Início da Carreira e ofertas de gravações[editar | editar código-fonte]

Aos 17 anos, Travis iniciou sua carreira como produtor musical, com foco na produção de hip-hop. Posteriormente, ele entrou em sua primeira parceria com Chris Holloway, seu amigo de longa data, formando a dupla The Graduates ("Os Graduados", em tradução livre). Em 2008, a dupla lançou o seu primeiro EP sem título na rede social Myspace.

No ano seguinte, Travis e OG Chess, um dos seus colegas de escola, formou o grupo The Classmates ("Os Colegas", em tradução livre). The Classmates lançou dois projetos: Buddy Rich, em 2009, e Cruis'n USA em 2010.[6] Travis lidou principalmente com o trabalho de produção em ambos os projetos. A dupla permaneceu unida até o final de 2012, quando conflitos pessoais e disputas financeiras levaram à dissolução do grupo.[7]

Depois de sair da faculdade, ele se mudou de Houston, Texas para Washington, Nova York, onde começou a trabalhar com o amigo Mike Waxx, dono do site de música Illroots. Depois de se mudar para Nova York, Travis dormiu no chão na casa de seu amigo e passou a maior parte de seu tempo no estúdio de Just Blaze. Eventualmente frustrado em Nova York, e com a falta de progressão na carreira,[8] mudou-se para Los Angeles, Califórnia, depois de apenas quatro meses no estado.

Em Los Angeles, foi abandonado pelo seu amigo, que havia prometido ajudá-lo fornecendo moradia. Seus pais o interromperam financeiramente e ele acabou sendo forçado a se mudar para Houston, mas seus pais o expulsaram de casa. Travis, então, voltou para Los Angeles mais uma vez e começou a dormir no sofá de um amigo que estudou na Universidade do Sul da Califórnia.[9] O rapper de Atlanta e dono da Grand Hustle Records, T. I. mais tarde ouviria uma de suas produções, "Lights (Love Sick)". Enquanto ainda estava em Los Angeles, um representante de T. I. entrou em contato com Travis, pedindo-lhe para participar de uma reunião no estúdio. Durante a reunião, T. I. improvisou "Animal", uma das produções do rapper.

2012-14: Owl Pharaoh, e Days Before Rodeo[editar | editar código-fonte]

Scott em apresentação em 2013.

O primeiro projeto solo de Travis é uma mixtape intitulada Owl Pharaoh, que foi lançada como um download gratuito em 2012. No entanto, o projeto foi adiado, e foi anunciado para ser lançado em uma versão posterior. O projeto foi mais tarde recriado[10] por Kanye West e Mike Dean, e foi novamente atrasado por conta de problemas de liberação dos samples. Na promoção do projeto, Webster lançaria a faixa "Blocka La Flame", um remix do single "Blocka", do companheiro de um amigo da GOOD Music, Pusha T (que conta com produção e vocais de Travis). A canção foi produzida por Young Chop, com produção de Travis, juntamente com Mike Dean. Em 22 de março de 2013, Travis lançou o videoclipe de uma música intitulada "Quintana", que apareceu em Owl Pharaoh. A mixtape da versão da canção trazia participações especiais do rapper Wale, enquanto a produção ficou a cargo do próprio Travis, juntamente com Sak Pase e Mike Dean. No dia 27 de março de 2013, a revista XXL revelou que Webster era um dos componentes de sua lista Freshman Class daquele ano, uma lista anual dos artistas mais promissores do hip-hop.[11] Em 29 de março de 2013, depois de sua entrevista com o DJ britânico Semtex, Travis estreou um trecho do seu single comercial de estreia, intitulado "Upper Echelon", com 2 Chainz e T. I. Em 2 de abril de 2013, Travis declarou que Owl Pharaoh era a sua mixtape de estreia e seria lançado na iTunes Store no dia 21 de maio daquele ano.[12] Em 23 de abril de 2013, o "Upper Echelon" foi enviado para as rádios americanas.[13] O EP foi lançado para download gratuito.

Scott em 2014.

Em 13 de março de 2014, Travis gravou uma nova canção, que deveria ser incluída em sua segunda mixtape, intitulada Days Before Rodeo.[14] Mais tarde, ele usou a sua conta no Twitter para anunciar Rodeo, como o título oficial de seu álbum de estúdio de estreia em uma grande gravadora.[15][16][17] Em 5 de Maio de 2014, ele liberou a versão completa da música com o seu novo título "Don't Play", apresentando um sample da música "M. O. N. E. Y" da banda britânica de rock The 1975.[18][19] Em 11 de julho de 2014, "Don't Play", foi oficialmente lançado como single de Days Before Rodeo, através de distribuição digital.[20] Nesta mesma época Travis também participou da faixa ''Ghostown'' do álbum Unknown Memory de Yung Lean.

Após o sucesso de Days Before Rodeo, Scott anunciou que ele seria atração em uma turnê chamada The Rodeo Tour, com o rapper Young Thug, do grupo musical Rich Gang e produtor de Metro Boomin. A turnê começou em 1º de março de 2015, em Santa Ana, Califórnia, e terminou em 1º de abril de 2015, em Portland, Oregon, atravessando grandes cidades como Denver, Houston, Chicago, Detroit, Nova York, Atlanta, Filadélfia, San Diego, Los Angeles, San Francisco, e Seattle. Depois que seus primeiros shows se esgotaram muito rapidamente, outros shows foram adicionados a algumas cidades como Los Angeles e Nova York. Artistas como Kanye West, Chris Brown, Wale e Birdman tiveram participações especiais em algumas cidades.[21] A The Rodeo Tour foi aclamado como uma das turnês de rap mais bárbaras dos dias de hoje.[22]

2015-16: Rodeo e Birds in the Trap Sing McKnight[editar | editar código-fonte]

Rodeo foi lançado em 4 de setembro de 2015, pela Grand Hustle e a Epic Records. O álbum conta com participações especiais de Quavo, Juicy J, Kanye West, The Weeknd, Swae Lee, Chief Keef, Justin Bieber, Young Thug, Toro y Moi e Big Buck, e inclui a produção de Mike Dean, Kanye West, WondaGurl, Suber, DJ Dahi, Metro Boomin, 1500 or Nothin', Sonny Digital, Southside, Terrace Martin, Zaytoven, Pharrell Williams e do próprio Travis, dentre outros. O álbum foi lançado juntamente com outros dois singles: "3500" com Future e 2 Chainz, e "Antidote", que tornou-se seu single com mais alta posição até então no quadro da Billboard Hot 100, atingindo o 16º lugar. Rodeo recebeu em geral resenhas positivas dos críticos e estreou em terceiro lugar na lista do Billboard 200. Ele também estreou em primeiro lugar na Billboard Rap Albums.[23]

Scott em fevereiro de 2016.

Em 4 de janeiro de 2016, Travis anunciou que ele teria um novo álbum de estúdio a caminho. Em 8 de fevereiro de 2016, foi anunciado que os rappers iLoveMakonnen e Vic Mensa estariam com Travis Scott na campanha "WANGSQUAD" do estilista Alexander Wang.[24] Em 29 de março de 2016, Lyor Cohen, executivo da gravadora 300 Entertainment, revelou que Travis e Young Thug estavam lançando um single juntos e chamaram o próximo álbum de Travis de "clássico".[25] Em 7 de abril de 2016, Travis deu uma amostra ao lado de Young Thug do single em um de seus shows.[26] Em 17 de maio de 2016, Travis anunciou que o título de seu segundo álbum seria Birds in the Trap Sing McKnight, ao mesmo tempo em que confirmava o título de seu terceiro álbum: AstroWorld.[27] Em 3 de junho de 2016, o single colaborativo entre Young Thug e Travis foi lançado, intitulado "Pick Up the Phone". O single, que também conta com os vocais de Quavo, do grupo de rapper Migos, alcançou a posição nº 43 na Billboard Hot 100 e foi certificado com platina duplo pela Recording Industry Association of America (RIAA).

Em 31 de agosto de 2016, Travis anunciou através de uma postagem no Instagram que o disco Birds in the Trap Sing McKnight foi finalmente concluído.[28] Ele estreou o álbum em uma rádio americana em 2 de setembro de 2016,[29] e mais tarde o álbum foi lançado no iTunes e Apple Music. Em 11 de setembro de 2016, o álbum de Travis Scott tornou-se o seu primeiro a ocupar o primeiro lugar na Billboard 200.[30] Em 12 de setembro de 2016, Jody Gerson, CEO da Universal Music Group anunciou que a gravadora assinou um contrato mundial com Travis Scott.[31]

Na mesma ocasião em que Travis estreou Birds in the Trap Sing McKnight, ele também anunciou que seria produtor executivo de Cruel Winter, álbum de Kanye West como uma continuação de seu álbum colaborativo na GOOD Music[32]

2017: Huncho Jack, Jack Huncho[editar | editar código-fonte]

Scott se apresentou no All-Star Weekend em 16 de fevereiro de 2017, em Nova Orleans na Champion Square.[33] Ele também se apresentou em Nova Orleans em um outro festival musical em 10 de março de 2017.[34] Em 5 de março, Scott anunciou uma turnê chamada "Birds Eye View".[35] No dia seguinte, as datas e as cidades da turnê foram reveladas, com início em 10 de março em Nova Orleans, Louisiana, e término no dia 2 de junho, em Eugene, Oregon.[36] Em março de 2017, Travis anunciou o lançamento de seu próprio selo fonográfico, nomeado como Cactus Jack Records. Durante uma entrevista, Travis disse: "Eu não estou fazendo isso para ter controle financeiro sobre minha música. Quero em primeiro lugar ajudar outros artistas, lançar novos nomes, fornecer oportunidades. Eu quero fazer por eles o que aconteceu comigo, mas melhor. Por melhor eu quero dizer sem besteira. Não mentir para os artistas sobre as datas de lançamento do álbum ou os orçamentos de vídeos e álbuns." Em 15 de junho de 2017, Scott anunciou que estaria levando a turnê "Birds Eye View" para a Europa. A turnê europeia iniciou-se no dia 23 de junho, em Paris, França, e terminou em 9 de julho, em Turku, na Finlândia. Esta etapa europeia da turnê aconteceu em festivais conjuntos ou em casas de show menores.

Em 3 de abril de 2017, foi relatado que Scott estava trabalhando em um álbum colaborativo com o rapper Quavo, potencialmente a ser lançado mais tarde, em 2017.[37][38] Em entrevista à GQ, ele confirmou: "O álbum do Quavo está chegando em breve. Estou lançando novas músicas em breve. Você sabe como eu faço isso: eu gosto de surpresas."[39] Além do álbum colaborativo, Scott anunciou que seu terceiro álbum de estúdio, Astroworld, em homenagem ao extinto parque temático de Houston com o mesmo nome, estava em fase de conclusão e provavelmente seria lançado em 2017.[40][41] Scott também foi destaque em uma faixa do rapper canadense Drake na mixtape More Life (2017), intitulado "Portland". A canção chegou ao número nove no Billboard Hot 100, tornando-se sua música em posição mais elevada como participante até então.[42]

Em 16 de maio de 2017, Scott lançou três novas faixas no SoundCloud, após agitar as redes sociais por algum tempo. As faixas foram chamadas "A Man", "Green & Purple (com o Playboi Carti)" e "Butterfly Effect". Esta última faixa também foi lançado em outros serviços de streaming como faixa única. O vídeo da música "Butterfly Effect" foi lançado em 14 de julho de 2017. Menos de um mês depois, Travis tuitou "ALBUM MODE" ("MODO ÁLBUM", em tradução livre) após terminar de participar da turnê "DAMN. Tour" de Kendrick Lamar na noite anterior. Este tweet significava que agora ele estava trabalhando em seu álbum Astroworld em tempo integral. Em 27 de agosto de 2017, Scott se apresentou com o Thirty Seconds to Mars no MTV Video Music Awards com o single "Walk On Water", da banda de rock.

Em 18 de setembro de 2017, Quavo e os Migos deram uma entrevista, afirmando que seu álbum com Travis Scott estaria chegando "em breve". Ele também afirmou que ele e Travis tinham mais de 20 faixas prontas.[43] Em outubro de 2017, Scott participou de uma peça especial intitulada "Deserve", do rapper canadense nascido na China, Kris Wu.[44] Em 7 de dezembro de 2017, um clipe de Quavo sendo entrevistado pelo radialista Zane Lowe foi postado na conta oficial do Twitter da Beats 1, a rádio online da Apple. Quando perguntado sobre o título do seu próximo projeto, ele confirmou que seria Huncho Jack, Jack Huncho.[45] Scott participou de "Dark Knight Dummo", do Trippie Redd's em 6 de dezembro de 2017. A música ficou em 72º lugar na Billboard Hot 100.[46] Em 21 de dezembro de 2017, Travis e Quavo lançaram seu álbum de colaboração, Huncho Jack, Jack Huncho. O álbum estreou na terceira posição na Billboard 200 e tinha sete faixas figurando na lista da Billboard Hot 100.[47]

2018–presente: Astroworld[editar | editar código-fonte]

Após o lançamento de Huncho Jack, Jack Huncho, Travis foi visto no estúdio com muito mais freqüência e a Billboard anunciou um esperado lançamento para o Astroworld.[48][49] Em 3 de maio de 2018, Travis Scott lançou um single intitulado "Watch" com Kanye West e Lil Uzi Vert.[50] O single foi lançado como material promocional para o seu próximo terceiro álbum de estúdio, Astroworld.[51]

Astroworld foi lançado em 3 de agosto de 2018 e foi aclamado pela crítica,[52][53] estreando em primeiro lugar na Billboard 200.[54] Em 20 de agosto de 2018, Travis Scott anunciou a turnê "Astroworld: Wish You Were Here Tour", a iniciar em 8 de novembro de 2018 em Baltimore, Maryland, e a terminar em 19 de dezembro de 2018 em Los Angeles, Califórnia.[55] Como convidados especiais para a turnê de Astroworld estão os rappers Trippie Redd, Sheck Wes, Gunna e o estilista Virgil Abloh, diretor criativo da Louis Vuitton e dono da renomada marca Off-White.[56][57]

Arte[editar | editar código-fonte]

Travis Scott afirmou que ele é influenciado por Kid Cudi, M. I. A., Kanye West, Toro y Moi, Tame Impala e T. I.[58] A revista Spin comparou sua mixtape de 2013, Owl Pharaoh com o álbum de Kid Cudi, Man on the Moon II: The Legend of Mr. Rager.[59] Em 10 de agosto de 2018, a Nike anunciou um tênis colaborativo com Travis Scott em uma versão exclusiva do icônico Air Force 1.[60]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Scott começou a namorar com a estrela de TV e empresária Kylie Jenner, em março de 2017 .[61] Em 1 de fevereiro de 2018, Kylie deu à luz sua primeira filha com Travis Scott, Stormi Webster.[62][63]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio

  • Rodeo (2015)
  • Birds in the Trap Sing McKnight (2016)
  • Astroworld (2018)

Álbuns colaborativos

  • Huncho Jack, Jack Huncho (com Quavo como Huncho Jack) (2017)

Mixtapes

  • Owl Pharaoh (2013)
  • Days Before Rodeo (2014)

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Premiação Categoria Trabalho nomeado Resultado Ref.
2013 BET Hip Hop Awards Best Mixtape (melhor mixtape) Owl Pharaoh Indicado [64]
2015 Best Mixtape
(melhor mixtape)
Days Before Rodeo Indicado [65]
MTV Europe Music Awards Artist on the Rise (artista revelação) O próprio Travis Indicado [66]
2016 BET Hip Hop Awards People's Champ Award "Antidote" Venceu [67]
MOBO Awards Best International Act O próprio Travis Indicado [68]
2017 Grammy Awards Album of the Year (álbum do ano) Purpose (como participação) Indicado [69]
Teen Choice Awards Choice Electronic/Dance Song (música eletrônica/ de dança) "Know No Better" (com Major Lazer, Camila Cabello e Quavo) Venceu [70]
Soul Train Music Awards Best Collaboration (melhor colaboração) "Love Galore" (com SZA) Indicado [71]
2018 NAACP Image Awards Outstanding Duo, Group or Collaboration (dueto, grupo ou colaboração extraordinária) Indicado [72]
Outstanding Song, Contemporary (canção contemporânea extraordinária) Indicado
Grammy Awards Best Rap/Sung Performance (melhor performance de rap com partes cantadas) Indicado [73]
iHeartRadio Music Awards R&B Song of the Year (canção de R&B do ano) Indicado [74]
2019 Grammy Awards Best Rap Performance Sicko Mode (com Drake) Pendente
Best Rap Song Pendente
Best Rap Album Astroworld Pendente

Turnês de concertos[editar | editar código-fonte]

Estrelando

  • Rodeo Tour[75] (com Young Thug e Metro Boomin) (2015)
  • Birds Eye View Tour (América do Norte e Europa) (2017)
  • Astroworld: Wish You Were Here Tour (2018)

Apoio

Referências

  1. «Who Is Travi$ Scott? – Growing Up in Houston». complex.com 
  2. «Who Is Travi$ Scott?Hating School». Complex (em inglês) 
  3. «Travis is Scott talks about Growing Up in Houston» 
  4. «Travis is Scott on " Real Late w/ Rosenberg» 
  5. «Who Is Travi$ Scott?Moving to L.A.». Complex (em inglês) 
  6. «The Complete Discography of Travis Scott (Updated 3/29) [HUNCHO X cactus CONFIRMED]». Kanye To The 
  7. «Who Is Travi$ Scott? (10/12)». Complex 
  8. «Who Is Travi$ Scott?Moving to L.A.». Complex (em inglês) 
  9. «Who Is Travi$ Scott?Meeting Kanye for the First Time». Complex (em inglês) 
  10. «Travi$ Scott talks about working on Cruel Summer» 
  11. «XXL Freshman Class 2013 Cover Revealed - Page 2 of 2 - XXL». Xxlmag.com 
  12. «Travi$ Scott interview with DJ Semtex» 
  13. «Urban/UAC Future Releases – R&B, Hip Hop, Release Schedule and Street Dates – ...». Allaccess.com 
  14. «trvisXX: RT @ahmirxavie». Tmi.me. Consultado em 22 de agosto de 2018. Arquivado do original em 5 de março de 2016 
  15. «Travi$ Scott's 'Rodeo' Finally Has A Release Date» 
  16. Travis Scott - "(...) INSTORE Tomorro in NYC 5- (...)" | Twitter
  17. «Travis Scott; Interview with DJ MoonDawg @ 9:35» 
  18. «Archived copy». Consultado em 22 de agosto de 2018. Arquivado do original em 6 de maio de 2014 
  19. «Archived copy». Consultado em 22 de agosto de 2018. Arquivado do original em 8 de setembro de 2016 
  20. «Don't Play (feat. The 1975 & Big Sean) – Single by Travi$ Scott». iTunes Store 
  21. Travi$ Scott Announces "Rodeo Tour" With Young Thug and Metro Boomin | Complex
  22. «I Tried Not to Die at Travis Scott and Young Thug's Show last Night». Complex.com 
  23. «Travi$ Scott's 'Rodeo' Rides to No. 1 on Rap Albums Chart». billboard.com 
  24. «Travis Scott in Wang Campaign». Hotnewhiphop 
  25. «Young Thug & Travis Scott Are Dropping Single In "Next Few Days"». HotNewHipHop 
  26. «Travis Scott Previews New Single With Young Thug». HotNewHipHop 
  27. «Travis Scott on Next Albums 'Birds in the Trap Sing McKnight' & 'Astroworld'» 
  28. «Instagram» 
  29. «Instagram» 
  30. «Travis Scott Scores His First No. 1 Album on Billboard 200 Chart With 'Birds in the Trap Sing McKnight'». Billboard 
  31. «Travis Scott Signs Worldwide Deal With Universal Music Publishing Group». Hotnewhiphop.com 
  32. «Travis Scott Says He's Executive Producing Kanye's Cruel Winter Album, Out Early 2017 | Pitchfork». Pitchfork 
  33. «NBA All-Star Weekend will include free Pitbull and Travis Scott shows, 'Inside the NBA' live» (em inglês) 
  34. «2017 Lineup - BUKU Music + Art Project | March 10 + 11, 2017 | NOLA» (em inglês) 
  35. «Travis Scott Announces "Birds Eye View" Tour». Hotnewhiphop.com 
  36. «Travis Scott Birds Eye View Tour Dates and Cities Announced». Hypebeast.com 
  37. «Travis Scott and Quavo Are Making a Collaborative Album, Preview Two New Songs». Xxlmag.com 
  38. «Travis Scott and Quavo's Collaborative Hot Streak Is Undeniable». Complex.com 
  39. «Travis Scott is dropping an album with Quavo from the Migos | Metro News». Metro.co.uk 
  40. «Travis Scott Teases Quavo Collab Project and 'AstroWorld' Album in New Freestyle». Xxlmag.com 
  41. «Travis Scott Teases 'Astroworld' and Quavo Project in Concert Freestyle». Complex.com 
  42. «Drake – Chart History: Hot 100». Billboard 
  43. MONTREALITY (18 de setembro de 2017), MIGOS x MONTREALITY ⌁ Interview, consultado em 20 de setembro de 2017 |access-date= e |accessdate= redundantes (ajuda)
  44. «Kris Wu Teams Up with Travis Scott for 'Deserve': Listen» 
  45. «.@zanelowe: "Does it have a title?" @QuavoStuntin: "Huncho Jack, Jack Huncho" Quavo says his project @trvisXX is being mixed. Hear more:». @Beats1 (em inglês) 
  46. «Travis Scott Chart History» 
  47. «Quavo Chart History» 
  48. «2018 Preview: Travis Scott on Redefining Rap and Why He Still Hasn't Gotten His Due» 
  49. «Travis Scott's 'AstroWorld' Is Slated To Be Released In The First Quarter Of 2018 | The Source» (em inglês) 
  50. «Travis Scott, Kanye West, Lil Uzi Vert Drop New Song "Watch": Listen». Pitchfork 
  51. «Hear Travis Scott's New Song 'Watch' featuring Kanye West, Lil Uzi Vert». Rolling Stone 
  52. «Travis Scott Confirms New Album Astroworld Out This Week». Pitchfork 
  53. «Crítica: Travis Scott busca seu lugar ao sol com álbum ambicioso e psicodélico». O Globo. 3 de agosto de 2018 
  54. Citação vazia (ajuda) 
  55. Kreps, Daniel (20 de agosto de 2018). «Travis Scott Lines Up Astroworld – Wish You Were Here Tour». Rolling Stone (em inglês) 
  56. «Travis Scott Reveals "Astroworld: Wish Your Were Here" Tour Dates». HYPEBEAST 
  57. «Travis Scott compartilha datas de turnê "Astroworld" com Trippie Redd, Gunna e Virgil Abloh | RAP +». RAP +. 20 de agosto de 2018 
  58. «Travi$ Scott». Xxlmag.com 
  59. «Travis $cott, Owl Pharaoh (Grand Hustle/Epic) SPIN». Spin.com 
  60. Carrillo, Andres (3 de agosto de 2018). «Nike Confirms The Release Date For The Travis Scott x Nike Air Force 1 Low Sail • KicksOnFire.com». KicksOnFire.com (em inglês) 
  61. «Kylie Jenner & Travis Scott: A Timeline of Their Relationship». Billboard 
  62. «US reality TV star Kylie Jenner gives birth to baby girl». BBC 
  63. «Kylie Jenner Welcomes 'Beautiful and Healthy' Baby Girl». People 
  64. «2013 BET Hip Hop Awards: The Complete Winners List». Mtv.com. Consultado em 24 de outubro de 2016 
  65. «BET Hip Hop Awards 2015 Nominations: Drake Leads With 12 - Billboard». Billboard. Consultado em 18 de setembro de 2015 
  66. «Who Will Be The 2015 EMA 'Artist On The Rise'? Vote Now!». MTV 
  67. «And the Nominees Are». Bet.com 
  68. «MOBO Awards 2016 nominations announced: Find out who made the shortlist». Glasgow Live 
  69. «59th Annual GRAMMY Awards Winners & Nominees – GRAMMY.com». GRAMMY.com 
  70. «Teen Choice Awards 2017 Reveal "Second Wave" of Nominations». E! Online 
  71. «Solange, Bruno Mars Lead 2017 Soul Train Awards Nominations». Billboard 
  72. «NAACP Image Awards Nominees». Deadline 
  73. «See The Full List Of 60th Grammy Nominees». Grammy Award 
  74. «Rihanna, Ed Sheeran & Bruno Mars Lead iHeartRadio Music Awards 2018 Nominees» 
  75. «Travis Scott Announces "Rodeo" Tour With Young Thug & Metro Boomin». Hotnewhiphop.com 
  76. «Kendrick Lamar Announces 'The DAMN. Tour' with Travis Scott & D.R.A.M.»