Trdelník

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Trdelník ou Trdlo[1] é um tipo de bolo de espeto. É feito com massa rolada, envolvida em torno de um espeto, e então grelhado e recoberto com açúcar e uma mistura de nozes.

Países de origem[editar | editar código-fonte]

O Trdelník pode ser encontrado em diversos países da Europa Central, predominantemente na ÁustriaRepública ChecaEslováquia e Hungria (onde é conhecido por ter vindo da região da Transilvânia, na Romênia). A palavra "trdelník" é de origem checa ou eslovaca.

Atualmente, o Trdelník é muito popular entre os turistas como uma massa doce da República Checa. Uma versão moderna recheada com sorvete, ou outros ingredientes, tem se propagada recentemente em Praga, na República Checa.[2]

A versão eslovaca da cidade de Skalica - Skalický trdelník - foi registrada em 2007 com origem geográfica protegida pela União Europeia.[3] O pedido de registro com a descrição detalhada do produto foi publicada em abril de 2007 no Jornal Oficial da União Europeia.[4]

Skalický Trdelník[editar | editar código-fonte]

A produção de trdelník tem uma tradição longa na cidade eslovaca Skalica, próxima da fronteira da República Checa. A receita original foi levada à Skalica no final do século XVIII, pelo cozinheiro transilvânio, József Gvadányi, um general húngaro aposentado. A receita original foi adaptada pelos habitantes de Skalica pouco tempo depois, para o que se conhece atualmente como Skalický trdelník.

A Associação Civil Skalický Trdelník foi fundada no fim de 2004 com o objetivo de manter a tradição da produção original de Trdelník. O nome trdelník vem de trdlo (originalmente, um instrumento de madeira usado para martelar ou carimbar materiais), o espeto de madeira em torno do qual a massa é envolvida, para assar, e o qual dá seu formato oco.

Produtos similares[editar | editar código-fonte]

Fatias de "skalický trdelník" prontos para serem servidos. Atenção para o formato oco, resultado do assamento em espeto.
Barraca de Trdelník em um mercado em Litoměřice.

References[editar | editar código-fonte]

4 . http://kurtos.eu/history