Treriksröset

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Treriksröset [Photo: RP]

Treriksröset (em sueco: Treriksröset, em norueguês: Treriksrøysa, em finlandês: Kolmen valtakunnan rajapyykki) é uma tríplice fronteira no ponto onde se juntam as fronteiras da Suécia, Noruega e Finlândia, com coordenadas aproximadas 69° 03' 30" N 20° 33' E.[1] Um monumento de pedra foi aí erigido em 1897 pelos governos da Noruega e Rússia (então a potência que administrava a Finlândia). Os suecos não concordaram com uma comissão de fronteira com os noruegueses e não contribuíram para a construção do monumento até 1901. É o ponto mais a norte da Suécia e o mais ocidental da Finlândia continental.

O actual monumento, um domo pintado de amarelo feito de cimento, está numa plataforma sobre o lago Goldajärvi (também conhecido como Koltajauri), e foi construído em 1926.

Para o visitar pode ir-se à aldeia finlandesa de Kilpisjärvi, e dirigir-se por barco à aldeia sueca de Koltaluokta (8 km). O barco passará no Kilpisjärvi em menos de meia hora com carreira três vezes por dia entre Junho e meados de Agosto.

Referências

  1. Ernby, Birgitta; Martin Gellerstam, Sven-Göran Malmgren, Per Axelsson, Thomas Fehrm (2001). «Treriksröset». Norstedts första svenska ordbok (em sueco). Estocolmo: Norstedts ordbok. p. 691. 793 páginas. ISBN 91-7227-186-8