Triblástico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Triblásticos são animais que possuem três tipos de tecidos: ectoderme, mesoderme e endoderme: do grego triplos - triplo, três e blastos - aquilo que germina

Triploblástico é uma designação para os animais que apresentam um terceiro folheto embrionário denominado mesoderme que se forma na gastrulação, originando os tecidos dos sistemas muscular e circulatório, das glândulas endócrinas e gônadas, em contraposição com os diblásticos, que só apresentam ectoderme e endoderme.

Os animais triploblásticos podem ser classificados em três grupos:

  • Acelomados: o espaço situado entre a endoderme e a ectoderme é totalmente ocupado por um tecido originado da mesoderme, o mesênquima.
  • Pseudocelomados: a cavidade que formaria o celoma é parcialmente revestida pela mesoderme (é revestida pela mesoderme e pela endoderme).
  • Celomados: a cavidade é totalmente revestida pela mesoderme, situada entre a endoderme e a ectoderme, formando o celoma.

Um exemplo de seres triblásticos são os artrópodes.

Exemplos de animais acelomados: platelmintos

Exemplos de animais pseudocelomados: nematelmintos

Exemplos de animais celomados: moluscos, anelídeos, artrópodes, equinodermos e cordados

Ícone de esboço Este artigo sobre Embriologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.