Trigonalidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaTrigonalidae
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Subordem: Apocrita
Superfamília: Trigonaloidea
Família: Trigonalidae
Géneros
> 15

Trigonalidae (por vez designada como Trigonalyidae) é uma família de himenópteros. Trata-se de uma das famílias menos usuais, com uma afinidade indeterminada dentro do grupo Apocrita, presentemente colocada na sua própria superfamília, Trigonaloidea. Trigonalidae está dividida em duas subfamílias, Orthogonalinae e Trigonalinae.[1] São vespas muito raras, mas com uma diversidade elevada, com cerca de 90 espécies em 15 géneros, estando distribuídas por todo o mundo.

Do pouco que se sabe sobre a biologia destes insectos, ressaltam alguns aspectos, nomeadamente as fêmeas colocarem milhares de ovos, fixando-os nas margens de folhas ou injectando-os nas mesmas. O ovo deve depois ser consumido por uma lagarta. Uma vez dentro da lagarta, o ovo eclode e a larva ataca outras larvas de outros parasitóides, ou então espera até que a lagarta morra e seja consumida por uma larva de vespa que depois ataca. São pois parasitóides ou hiperparasitóides, mas de uma maneira única dentro dos insectos, visto que o ovo tem que ser engolido pelo hospedeiro. Algumas espécie parasitam directamente moscas-serra.

Referências

  1. CARMEAN , D. and KIMSEY, L. (1998), Phylogenetic revision of the parasitoid wasp family Trigonalidae (Hymenoptera). Systematic Entomology, 23: 35–76. doi: 10.1046/j.1365-3113.1998.00042.x
Gerais

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre insetos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.