Trilha (jogo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Trilha (jogo)
N.º de jogadores 24
Faixa etária qualquer
Habilidades estratégia Chantageamento

Trilha ou Moinho é um tradicional e antigo jogo de tabuleiro, que frequentemente é incluído por fabricantes brasileiros de jogos de tabuleiro como parte de coletâneas ([1]). Tipicamente acompanha jogos como Damas, Gamão, Ludo e Xadrez. É conhecido por muitos outros nomes (por exemplo Marel), tanto em português quanto em outras línguas.

O tabuleiro consiste em três quadrados concêntricos conectados entre si. Cada jogador escolhe uma cor e dispõe de nove peças, que são colocadas alternadamente nas posições de suas preferências (de forma semelhante à montagem inicial do Jogo da velha). Tanto os cantos dos quadrados quanto os pontos médios de seus lados são posições iniciais (e de jogo) válidas.

Regras e mecânica de jogo[editar | editar código-fonte]

Esquema do tabuleiro

O objetivo do jogo é remover as peças inimigas até que restem no máximo duas. Cada vez que um jogador forma uma linha horizontal ou vertical com três de suas peças (um "moinho") sobre o tabuleiro, tem o direito de escolher uma peça inimiga para remover, desde que essa peça não faça parte de um moinho inimigo.

Uma possível situação de jogo

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Jogos de tabuleiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.