Trilogia Bartimaeus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Trilogia Bartimaeus é uma serie de livros de fantasia criados por Jonathan Stroud e os livros foram publicados entre 2003 e 2005.

Os três livros são:

O personagem do título, Bartimaeus, é um djinn de cinco mil anos. A história é contada através do ponto de vista dos três personagens, o mago Nathaniel (ou John Mandrake), o djinn Bartimaeus, e a plebeia Kitty Jones.

Sumário[editar | editar código-fonte]

Durante o livro a história passa por três períodos. O primeiro, e o maior, é a ascensão e a queda de Londres como centro do poder mundial. A segunda, quando Nathaniel, que se transformou em um arrogante, como fome de poder, volta a ser um garoto; e o terceiro, em que Kitty e Bartimaeus restauram a fé da sua raça.

O Amuleto de Samarkand[editar | editar código-fonte]

Um aprendiz de mago, Nathaniel, secretamente invoca um Djim de mais de 5.000 anos, Bartimaeus, para que o sirva como escravo.

O Olho de Golem[editar | editar código-fonte]

Nesta segunda parte, Nathaniel e seu parceiro Bartimaeus, juntos, embarcam numa aventura em busca do segredo da misteriosa fera que ronda Londres.

O Portão de Ptolomeu[editar | editar código-fonte]

Nathaniel, Kitty e Bartimaeus vão ter de confiar uns nos outros para conseguirem vencer a teia de altas conspirações e traições que levarão a um golpe de estado.

O Outro Lugar[editar | editar código-fonte]

O Outro Lugar é o mundo dos demônios, onde o tempo não existe e onde os demônios não tem identidade. Não existe ordem nesse mundo, porque não existe matéria. No Outro Lugar a essencia dos demônios pode curar e reconstituir. E só existem dois não-demônios nesse lugar, Ptolomeu e Kitty Jones. Esse é o mundo que Bartimaeus habita quando ele não está sendo escravizado por um mago.

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

Bartimaeus[editar | editar código-fonte]

Um dos personagens principais da trilogia, e de onde ela recebeu o nome. Bartimaeus é um djinn de cinco mil anos. Que geralmente faz explicações através das notas de roda-pé, em que ele mostra a sua natureza sarcastica.

Nathaniel/John Mandrake[editar | editar código-fonte]

Ele faz parte do trio de personagens principais. Durante a história Nathaniel tem um sede de poder, que só cessa no terceiro livro, em que ele se torna mais responsável e honrado, como ele era quando criança.

Kathleen "Kitty" Jones[editar | editar código-fonte]

Kitty aparece durante o primeiro livro, mas só em algumas cenas. O segundo livro passa a ter ela como ponto de vista da história. Ela assume duas diferentes identidades, Clara Bell e Lizzie Temple, e está trabalhando para um mago. A partir do seu contato com magos ela ganha conhecimento sobre invocações e passa a poder invocar Bartimaeus.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]