Trindade (Florianópolis)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura outro significado de Trindade, veja Trindade.
Trindade
  Bairro do Brasil  
O bairro Trindade e o Manguezal do Itacorubi vistos do Morro da Cruz.
O bairro Trindade e o Manguezal do Itacorubi vistos do Morro da Cruz.
O bairro Trindade e o Manguezal do Itacorubi vistos do Morro da Cruz.
Localização
Unidade federativa Santa Catarina
Distrito Centro
Município Florianópolis
Características geográficas
População total 18,812 hab.
 • Homens 8,911
 • Mulheres 9,901
Fonte: IBGE/2010

Trindade é um bairro na região central de Florianópolis, capital de Santa Catarina, Brasil. Localizado entre aos pés do maciço do Morro da Cruz entre este e o Manguezal do Itacorubi, é o segundo mais populoso da cidade, fazendo divisa com os bairros Córrego Grande, AgronômicaSanta MônicaPantanal e Itacorubi.[1] É conhecido como um bairro "dormitório de universitários", por sediar o principal campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).[2]

História[editar | editar código-fonte]

Criado em 1835,[3] tornou-se paróquia pela Lei Provincial nº 352, de 23 de março de 1853, com o nome de "Freguesia da Santíssima Trindade detrás do Morro".[4] Situa-se em posição central em relação à Ilha de Santa Catarina, a leste do maciço central, onde está o Morro da Cruz.

Originário de uma freguesia ocupada por imigrantes açorianos desde o século XVIII,[5] desenvolveu-se nas últimas décadas em torno da Universidade Federal de Santa Catarina.

Devido à sua localização em relação ao centro da antiga Desterro era denominado na época imperial como Trás-do-Morro.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

O bairro possui uma vida noturna bastante agitada, com diversos bares espalhados ao longo da Rua Lauro Linhares, que é a principal via que corta o bairro. É também nessa rua que se localizam alguns dos principais estabelecimentos comerciais da região, como lojas e pequenos Shoppings.

Além do campus da UFSC, no bairro ficam a Academia de Polícia Militar, um batalhão do Corpo de Bombeiros, o clube Paula Ramos e um terminal de ônibus (TITRI), que atende a região central da Ilha de Santa Catarina.

Vista panorâmica do bairro.

Referências

  1. População
  2. Universidade Federal de Santa Catarina
  3. Walter Piazza, A Colonização de Santa Catarina. 3ª edição. Florianópolis : Lunardelli, 1994. Pégina 68.
  4. ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SANTA CATARINA. "Lei Provincial nº 352, de 23 de março de 1853. Coleções de Leis Provinciais da Província de Santa Catarina, de 1841 a 1853." p. 336. 1 códice impresso encadernado.
  5. André Fabiano Voigt "Memória do bairro Trindade em Florianópolis". ÁGORA, ISSN 0103-3557, Florianópolis, v. 21, n. 43, p. 111-123, 2011.http://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/387/pdf.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.