Banda musical

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Trio (música))
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: "Banda" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Banda (desambiguação).
Uma banda musical em concerto

Uma banda conjunto ou grupo musical é uma reunião de músicos formada com o intuito de tocar arranjos musicais. Pode tratar-se, inclusive, de uma banda militar.

No Brasil, inicialmente a expressão "banda de música" ou simplesmente "banda", foi utilizada para definir a formação musical composta por madeiras, metais e percussão. Essa é a tradicional banda de música a que se refere a famosa canção A Banda, do compositor Chico Buarque de Holanda.

Uma banda de música infantojuvenil em ensaio

Com o surgimento do rock and roll, os grupos que tocavam esse estilo musical passaram a ser denominados 'bandas de rock' ou simplesmente "bandas". A partir daí, "banda musical" ou "banda" passou a designar diferentes tipos de grupos e formações musicais.

Bandas de rock tipicamente possuem um ou dois guitarristas, baixista, baterista e, dependendo do estilo, tecladista. Geralmente possuem também um vocalista, que pode ser um dos instrumentistas ou um músico dedicado exclusivamente a cantar.

Grupos de jazz variam bastante em sua formação, mas configurações tradicionais, em geral, incluem uma seção rítmica (popularmente chamada de "cozinha") composta por um baterista, baixista e pianista, e uma seção de metais, com saxofonistas e/ou trompetistas. Grupos de jazz moderno costumam adicionar guitarristas e tecladistas.

Número de integrantes[editar | editar código-fonte]

Banda Phoenix de Pirenópolis, atuante desde 1893 é uma das mais tradicionais do estado

As bandas musicais por vezes são classificadas de acordo com o número de seus integrantes. Um duo ou dupla musical é uma formação de um grupo musical formado exatamente por dois membros.[1][2][3] É comum principalmente na música sertaneja.[4]

São comuns, ainda, os trios, quartetos, quintetos e sextetos, respectivamente, formados por três, quatro, cinco e seis integrantes.

Quarteto[editar | editar código-fonte]

Na música podemos ter quartetos de vozes ou de instrumentos. Os primeiros podem ser masculinos, femininos ou mistos. Os quartetos masculinos geralmente são compostos por Primeiro Tenor, Segundo Tenor, Barítono e Baixo. Os Femininos Primeiro Soprano, Segundo Soprano, Primeiro Contralto e Segundo Contralto. Os mistos podem ser variados, com quaisquer das vozes citadas.

Dos quartetos masculinos, os mais conhecidos no mundo são o Acapella, o Signature Sound, o Gaither Vocal Band[5] e o saudoso The Cathedrals. No Brasil destacam-se ainda grandes grupos, como o tradicional quarteto Arautos do Rei, o Gileade e o Quarteto Athus.

Os quartetos masculinos, geralmente, são compostos por Primeiro Tenor, Segundo Tenor, Barítono e Baixo. Os Femininos Primeiro Soprano, Segundo Soprano, Primeiro Contralto e Segundo Contralto. Os mistos podem ser variados, com quaisquer das vozes citadas. Dos quartetos masculinos, os mais conhecidos no mundo são o Acapella, o Signature Sound, o Gaither Vocal Band e o saudoso The Cathedrals. No Brasil, destacam-se, ainda, grandes grupos, como o tradicional quarteto Arautos do Rei.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Banda musical

Referências

  1. «Dicionário Priberam». www.priberam.pt 
  2. Duo de músicos italianos tocam com os Solistas de Paulínia neste domingo. O Globo, 4 de agosto de 2013
  3. Duofel
  4. «Dicionário Cravo Albin». www.dicionariompb.com.br 
  5. Desde 2009, o Gaither Vocal Band se apresenta como quinteto.
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.