Tripurá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Índia Tripurá 
  Estado  
Localização
Tripura in India (disputed hatched).svg
Distritos 4
Cidade mais importante Agartalá
História
Fundação 21 de janeiro de 1972
Administração
Capital Agartalá
23° 50′ N, 91° 17′ E
Governador Devanand Konwar
Ministro-chefe Manik Sarkar
Poder legislativo Unicameral (60 assentos)
Características geográficas
Área total 10 492 km²
População total (março/2001) 3 191 168 hab.
 • Língua(s) Bengali,
kokborok (Tripuri)
Outras informações
Cód. ISO 3166-2 IN-TR
Sítio www.tripura.nic.in
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Tripura

Tripurá[1] (em bengalês: ত্রিপুরা, Tripura) é um estado da Índia localizado no nordeste do país, fazendo fronteira com Bangladesh ao norte, oeste, sul e sudeste e com os estados indianos de Assam e Mizoram ao leste. Atingiu a condição de estado no dia 21 de janeiro de 1972. O estado tem um grande número de locais turísticos atraentes, inclusive locais de importância religiosa Hinduísta e Budista.

Uma excelente variedade de produtos artesanais feitos a base de bambu e cana são elaborados por diferentes grupos étnicos, que ganharam renome e fama em todo o país graças ao seu trabalho. Os produtos artesanais mais famosos são os biombos, os painéis decorativos, a mobília feita de cana, peças decorativas de raiz de bambu, descansos para pratos e copos feitos também de bambu, tapetes e outros itens que fazem excelentes presentes.

Tripurá é uma terra de altas colinas, circundadas por rios e vales que possuem um clima levemente morno e úmido e uma precipitação anual bem distribuída de 2 500 mm por ano. A terra e o clima são ideais para a horticultura que precisa de chuva. Frutas tais como o abacaxi, jaca, laranja, lichia, caju, coco, lima e limão são produzidos em abundância. As culturas destas frutas localizam-se em colinas baixas, ajudadas pela chuva bem distribuída sem maior necessidade de fertilizantes ou outras substâncias químicas. Sendo assim, as frutas produzidas em Tripurá estão livres de agrotóxicos.

O cultivo da seringueira, para a posterior produção de borracha, tem sido identificado como promissor em Tripurá, graças à fácil adaptação desta árvore ao terreno e à sua aceitabilidade entre as pessoas. Os estudos demonstram que aproximadamente 100 000 hectares de terra no estado podem ser utilizados na cultura da seringueira. A atual área utilizada para o cultivo desta árvore é calculada em aproximadamente 23 500 hectares, a segunda maior plantação de seringa do país, perdendo unicamente para as plantações do estado de Kerala. O rendimento de 1 500 kg por hectare e a qualidade do látex extraído são comparáveis às plantações de Kerala. A Comissão da Borracha declarou o estado de Tripurá recentemente como sendo 'Segunda Capital da Borracha da República da Índia'.

Tripurá tem sido, por tradição, um estado produtor de chá. As condições agroclimáticas são adequadas para o cultivo do chá, existindo 57 plantações no estado, conformando um total de 6 000 hectares de área cultivada. A atual produção de chá é de aproximadamente 6 milhões de kg. Além disto, alguns plantadores de chá têm tomado a iniciativa de produzir 'Bio chá', que é um chá livre de agrotóxicos. Alguns exportadores de renome têm mostrado o seu interesse neste novo chá. Existe ainda muito para ser explorado no campo da indústria produtora de chá de Tripurá.

Como indica o Departamento de Produção Animal e da Pesca da Índia, o atual nível de produção não é adequado o suficiente como para suprir a demanda exigida pelo estado, existindo a necessidade de promover o desenvolvimento da produção. O setor industrial do estado encontra-se igualmente subdesenvolvido, mesmo havendo grande potencial para a implantação de diversas indústrias.

Distritos[editar | editar código-fonte]

O estado de Tripurá está dividido em 4 distritos e 17 subdivisões:

Distritos Capitais População Área (em km²)
Dhalai Ambassa 307 417 2 312
Tripurá do Norte Kailashahar 590 655 2 470
Tripurá do Sul Udaipur 762 565 2 624
Tripurá Ocidental Agartalá 1 530 531 3 544

Demografia[editar | editar código-fonte]

Alfabetização: 73,66%.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Paulo, Correia (Verão de 2020). «Toponímia da Índia — breve análise» (PDF). Bruxelas: a folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias. p. 4. ISSN 1830-7809. Consultado em 8 de outubro de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Índia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.