François L'Hermite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tristan L'Hermite)
François L'Hermite
François L'Hermite
Portrait par Étienne Jehandier Desrochers.
Nascimento François L'Hermite
1601
Janaillat
Morte 7 de setembro de 1655 (53–54 anos)
Paris
Cidadania França
Ocupação poeta, dramaturga, escritor, dramaturgo, prosista
Movimento estético barroco
Causa da morte tuberculose

François L'hermite, sieur du Solier, conhecido como Tristão, O Eremita, nascido em 1601, no château du Solier, perto de Janaillat, em Marche, e morreu em Paris, em 7 de setembro de 1655, foi um poeta e dramaturgo francês. Ocupou a cadeira 17 da Academia francesa de 1649 a 1655.

Traduções[editar | editar código-fonte]

Tristão L'hermite foi também tradutor de obras em latim, científica ou poética, em particular, uma cosmografia, com base nos manuscritos atribuídos a François Viète e para a educação de Catarina de Parthenay, e, em seguida, para seus filhos. Dedicado a Mlle de Lavardin de 1636, este trabalho, publicado em 1637 (2 cópias) de 1643 (5 exemplares) e 1647 (3 cópias listados pela OCLC)[1], dá uma maneira ingênua de uma descrição do mundo, geográficas e astronômicas, de acordo com os pontos de vista de Ptolomeu e os preceitos astrológico atuais para o XVIe xvii. Tristan, O Eremita, doente pulmonar, afirmou que sua doença era influênciada por Saturno[2]. Tristan, O Eremita, foi capaz de saber perder Mlle de Lavardin para Malicorne, no Maine, castelo de sua mãe, Marguerite de Bálsamo, mas foi especialmente popular em Paris, o Hotel de Lavardin, na sala de estar de sua mãe, a viúva do marquês de Lavardin e casou-se novamente, desde 1630 com a senhorita (futuro condessa) de Modena, o "camareira de senhora" de Gaston d'orléans e amelhor amiga de Jean-Baptiste L'hermite. Seduzido pela jovem de 16 anos de idade[3], Tristan lhe oferece algo para satisfazer sua curiosidade científica. Não é conhecido se o manuscrito atribuído a Viète vem a partir da biblioteca de Scevolle de Sainte-Marthe[4]. Após o casamento de Mademoiselle de Lavardin, ele escreveu novamente para um sixain "Para a Senhora Condessa de Tessé" (publicado em Lira , em 1641).

Mantém também a outra tradução, muito livre, do 'Ode à Postumus de Horace[5], e o sospiri de Ergasto do Giambattista Marino, reescrito na forma de queixas de Acante.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Napoleão Maurice Bernardin, Um Precursor de Racine, Tristão L'hermite, sieur du Solier (1601-1655), sua família, sua vida, suas obras, Paris, A. Picard et fils, 1895
  • Henri de Chardon,um Cavalheiro de Modena, suas duas esposas e Madeleine Bejart, Paris, Alphonse Picard,1886
  • Sandrine Berregard, Tristão L'hermite, "herdeiro" e "precursores". A imitação e a inovação na carreira de Tristão, O Eremita, Tübingen, Narr (Biblio 17), 2006

Referências

  1. Edição de 1647 : os Princípios da cosmografia.[ligação inativa]
  2. Tristan, O Eremita: A Lira , página 167.
  3. Napoleão Maurice Bernardin : Um precursor de Racine, Tristão L'hermite, sieur du Solier (1601-1655).
  4. .
  5. A " ode à Postumus no site : espaço Horace