Troodontidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaTroodontidae
Ocorrência: Jurássico - Cretáceo
Troodon por Frederik Spindler

Troodon por Frederik Spindler
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Infraordem: Deinonychosauria
Família: Troodontidae
Gilmore, 1924
Gêneros
ver texto
Sinónimos
Saurornithoididae Barsbold, 1974

Troodontidae é uma família de dinossauros terópodes de pequeno porte. É considerado o grupo de dinossauros mais inteligente.

Apresentavam órbita ocular grande, indicando hábitos noturnos, e a maioria dos dinossauros desse grupo caçavam mamíferos e pequenos lagartos à noite, quando estes saíam para se alimentar ou estavam quase inativos, respectivamente.

Membros do grupo[editar | editar código-fonte]

  • Sinovenator changii, é um dos membros mais antigos dos troodontídeos, apresentava penas/protopenas e está na base de origem do grupo. Viveu no período cretáceo da China.
  • Jeholornis prima, é outro troodontídeo basal. Seu fóssil provêm da Província de Liaoning, do cretáceo Chinês, e apresentava penas/protopenas.
  • Troodon formosus, é considerado o dinossauro mais inteligente descoberto, seus fósseis provêm da América do Norte. Suas pernas finas e delgadas indicam um bom corredor. Fósseis de seus dentes encontrados no Alasca indicam que era o predador dominante das florestas da época além de mostrar que esse especime era 1,5 vezes maior que o normal para sua espécie.
Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.