Tropismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura por tropismo de vírus, veja Tropismo viral.
Fungos do gênero Phycomyces sob ação de fototropismo.

Tropismo é o fenómeno biológico que orienta o crescimento de um organismo, particularmente plantas, em resposta a um estímulo ambiental. Estas respostas ocorrem devido à ação de algumas hormonas como por exemplo, as auxinas. Os estímulos podem ser positivos, ou seja, em direção ao estímulo externo, ou negativos, quando a resposta se dá em direção oposta ao estímulo externo[1] . Os principais tipos de tropismos são:

  • Fototropismo: quando o agente é a luz solar, provocando um fototropismo positivo, que é o crescimento da planta(caule) em direção à fonte luminosa. Isso ocorre pois as hormonas de crescimento (auxina) migrarão para a parte não iluminada (fugindo à luz), o que faz com que essa região cresça mais rapidamente provocando uma curvatura em direção ao estímulo.
  • Hidrotropismo: quando o vegetal cresce em resposta à água.
  • Petrotropismo, quando o vegetal cresce em resposta ao petróleo
Ícone de esboço Este artigo sobre Botânica é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. KERBAUY, G. B. . Fisiologia Vegetal - Segunda edição expandida, revisada e atualizada. 2a. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan Ltda., 2008.