Tropopausa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A tropopausa é o nome dado à camada intermediária entre a troposfera e a estratosfera, situada a uma altura média em torno de 17 km no equador.

Camadas da atmosfera, simplificadamente.

A distância da Tropopausa em relação ao solo varia conforme as condições de tempo na troposfera, da temperatura do ar, a

Este gráfico ilustra a distribuição das camadas da atmosfera segundo a Pressão, Temperatura Altitude e Densidade

latitude entre outros fatores. Se existe na troposfera uma agitação climática com muitas correntes de convecção, a tropopausa tende a subir. Isto se deve ao aumento do volume do ar na troposfera, este aumentando, aquela aumentará, por conseqüência, empurrará a tropopausa para cima. Ao subir a tropopausa esfria, pois o ar acima dela está mais frio. Na região tropical, a tropopausa tem sua maior altitude em relação ao solo, isto se deve às temperaturas maiores do ar na região. Uma vez que a tropopausa está mais alta, a temperatura dos gases qua a compõe tende a cair, portanto é no equador que a tropopausa atinge sua menor temperatura, chegando a oitenta graus negativos.

Nos últimos vinte anos, a altura média da tropopausa tem subido, devido ao aquecimento global. Do ano de 1980 até o ano 2000, a região subiu cerca de duzentos metros de altura média em relação ao solo. Isto tem causado preocupação entre os meteorologistas, pois indica claramente que a temperatura global tem aumentado significativamente.