Tru64 UNIX

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tru64)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Tru64 UNIX
Versão do sistema operativo Unix
Produção DEC, HP, IBM, Compaq
Modelo Código-fonte fechado
Versão estável 5.1B-4
Núcleo Núcleo híbrido
Licença Proprietária
Página oficial Tru64 UNIX Software
Estado de desenvolvimento
Atual

Tru64 UNIX é um sistema operacional UNIX 64-bit para a arquitetura de microprocessador Alpha, propriedade da Hewlett-Packard. Anteriormente, Tru64 UNIX era um produto da Compaq, e antes, Digital Equipment Corporation (DEC), onde era conhecido como Digital UNIX (anteriormente DEC OSF/1 AXP).

Como seu nome original sugere, o Tru64 UNIX é baseado no sistema operacional OSF/1. O produto UNIX anterior da DEC era conhecido como Ultrix e era baseado no BSD UNIX.

Diferente da maioria das implementações UNIX comerciais, o Tru64 UNIX é construído sobre o núcleo Mach. Outras implementações UNIX que o utilizam incluem NeXTSTEP, MkLinux e Mac OS X.

Digital UNIX[editar | editar código-fonte]

Em 1995, a partir da versão 3.2, a DEC renomeou o sistema DEC OSF/1 AXP para Digital UNIX, para refletir sua conformidade com a Single UNIX Specification do consórcio X/Open[1]

Tru64 UNIX[editar | editar código-fonte]

Após a compra da DEC pela Compaq em 1998, com o lançamento da versão 4.0F, o Digital UNIX foi renomeado para Tru64 UNIX para enfatizar sua natureza 64-bit e remover a referência à marca Digital.

Estado atual[editar | editar código-fonte]

Com a compra da Compaq pela HP em 2002 a HP anunciou planos para migrar alguns dos recursos mais inovadores do Tru64 UNIX para o HP-UX, sua versão própria do Unix. Em dezembro de 2004 no entanto, a HP aparentemente cancelou o projeto, abandonando a implementação desses recursos. No processo, muitos dos desenvolvedores Tru64 restantes foram demitidos.

Em 2007, a HP mantém o compromisso de oferecer suporte ao Tru64 UNIX até ao menos 2012. Com a próxima versão de manutenção do sistema planejado para 2008 (5.1B-5).[2]

Referências

  1. Lionel, Steve (17 de abril de 1995) Re: OSF vs. Digital Unix "Newsgroup" acessado em 2008-02-11.
  2. HP (julho de 2007) Tru64 UNIX Roadmap "Hewlett-Packard" (em inglês) acessado em 2008-02-11

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.