Trópico de Câncer (Henry Miller)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tropic of Cancer
Trópico de Câncer
Autor(es) Henry Miller
Idioma inglês
País  França
Gênero Romance autobiográfico; Sexologia erótica
Linha temporal anos 30
Localização espacial Paris
Editora Obelisk Press
Lançamento 1934
Páginas 318
Edição portuguesa
Tradução Fernanda Pinto Rodrigues
Editora Livros do Brasil
Lançamento 1976
Páginas 309
Edição brasileira
Editora IBRASA
Lançamento 1974
Cronologia
Black Spring

Tropic of Cancer (Trópico de Câncer), é um romance de Henry Miller, publicado pela primeira vez em 1934. Ficou proibido nos Estados Unidos até 1961.

Como tantos escritores que emigraram para a Paris dos anos 1920-30, o norte-americano Henry Miller experimentou na capital francesa tudo o que há de bom e de ruim na condição de exilado voluntário: o desenraizamento, a liberdade, o desespero, a vida anárquica e boêmia, a falta de dinheiro.

Narrado em primeira pessoa, Trópico de Câncer (1934) é o resultado literário dessa experiência, um confronto direto entre o vigoroso individualismo de Miller e o mundo caótico e ameaçador do entreguerras.

Sem obedecer a uma sequência linear, o romance se estende pelos bulevares da cidade, entra em suas pensões baratas, se embebeda nos cafés ordinários, convive com uma multidão de artistas e intelectuais igualmente desenraizados e sem dinheiro, dorme com prostitutas e mulheres solitárias. O ritmo é do relato rápido, ansioso, de quem quer chegar à medula das coisas.

Tendo sido acusado de pornográfico e obsceno quando foi lançado, o livro de Henry Miller pode, hoje, ser lido, sem as lentes do preconceito, como um dos mais intensos testemunhos literários de uma geração que mergulhou de cabeça na vertigem do século XX.

Adaptação[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Edições[editar | editar código-fonte]

Portugal[editar | editar código-fonte]

Brasil[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.