Tubarão IV - A Vingança

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jaws: The Revenge
Tubarão IV – A Vingança (PT)
Tubarão: A Vingança (BR)
 Estados Unidos
1987 •  cor •  89 min 
Direção Joseph Sargent
Produção Joseph Sargent
Elenco Lorraine Gary
Lance Guest
Mario Van Peebles
Michael Caine
Karen Young
Judith Barsi
Género Terror
Música Michael Small
Tema:
John Williams
Jogo de cena John McPherson
Edição Michael Brown
Distribuição Universal Pictures
Lançamento Estados Unidos 17 de julho de 1987
Portugal 18 de dezembro de 1987
Brasil 25 de dezembro de 1987
Idioma Inglês
Orçamento US$ 20 milhões
Receita US$ 51.881.013
Cronologia
Jaws 3-D (1983)

Tubarão: A Vingança (em inglês Jaws: The Revenge) é o quarto filme da quadrilogia Tubarão, lançado em 1987. Desta vez, com a realização e produção de Joseph Sargent (do mesmo realizador do «Cérebro de Aço») e com o regresso de Lorraine Gary (no papel de Ellen Brody) e protagonismo de Michael Caine.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em Amity, o tubarão inicia a sua vingança (isto é, não mata qualquer um), começando pela morte de Sean, o filho mais novo de Ellen (Lorraine Gary) e Martin Brody. Mike, é o único que sobrevive. Ellen (comovida com a morte do filho, e sem o marido para a apoiar) vai para praia de Bahamas por convite de seu filho Michael. É aí que, conhecem Hogie (Michael Caine). Depois de muitos acontecimentos, a luta final acontece. Com todos a assistir. O fim do tubarão pela quarta vez.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • De acordo com a linha do tempo, os eventos vistos em Tubarão 3 nunca aconteceram.
  • Lorraine Gary se aposentou após ter feito este filme.
  • Roy Scheider foi convidado para participar desta parte 4, mas recusou. O ator teria dito que nem o próprio diabo convenceria ele a participar de uma nova sequência da franquia. No entanto, é possível ver uma foto do personagem dele em uma parede na delegacia no começo do filme.
  • Richard Dreyfuss, que interpretou o biologista marinho Matt Hooper no primeiro Tubarão, faria uma participação especial neste quarto filme. A cena mostraria Matt telefonando para Ellen com o intuito de dar pêsames a ela pela morte do filho.
  • A atriz Lee Fierro esteve no primeiro filme interpretando a senhora Kintner. Para quem não lembra, ela é a mãe do garoto que estava nadando com uma boia e é morto na praia. Trata-se da segunda morte do filme. Fritzi Jane Courtney, que interpretou a senhora Taft nos dois primeiros filmes também tem uma rápida aparição aqui. Ambas podem ser vistas no funeral de Sean
  • Michael Caine ganhou Oscar naquele ano pelo seu trabalho em Hannah e Suas Irmãs. Ele não teve como participar da cerimônia de premiação pois estava gravando Tubarão: A Vingança, nas Bahamas.
  • Antes, o título brasileiro era Tubarão 4: A Vingança, mas devido a linha do tempo e algumas confusões sobre o filme, o título brasileiro acabou se tornando Tubarão: A Vingança atualmente.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.