Tuen Mun

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vista panorâmica de Tuen Mun ao crepúsculo, Jul 2013
Tuen Mun
Chinês tradicional: 屯門
Chinês simplificado: 屯门
Significado literal Garrison Gate

Tuen Mun ou Castle Peak é uma cidade satélite perto da foz do rio Tuen Mun e da baía de Castle Peak nos novos territórios de Hong Kong. Foi uma das povoações do que é hoje Hong Kong e datado ao período neolítico.[1] No passado mais recente, era o lar de muitos pescadores de Tanka que operavam em Castle Peak Bay. [2] Tuen Mun é hoje uma área moderna, residencial, no noroeste dos Novos Territórios. Em 2011, 487 546 viviam em Tuen Mun e mais de 95% eram chineses.[3]

História[editar | editar código-fonte]

Detalhe do "Mapa distrital de San-On" de 1866, mostrando Tuen Mun.
Edifícios antigos em San Hui
Residências na Ponte Vermelha

Durante a dinastia Tang (618 – 907), uma cidade marítima, Tuen Mun Tsan ( 屯門鎮 ) foi estabelecida em Nantou, em Deep Bay . Tuen Mun e o resto de Hong Kong estavam sob a sua proteção.

"Castle Peak New Town" foi planeado em 1965. Mudou de nome para Tuen Mun New Town e foi construída a partir de 1970, com muitos edifícios nas terras recuperadas da antiga Baía de Castle Peak. O nome reverteu oficialmente para Tuen Mun em 1972. O primeiro conjunto habitacional público construído na cidade foi o Castle Peak Estate, inaugurado em 1971.

O Butterfly Bay Park é o maior parque à beira-mar do NT.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Tuen Mun está localizado no oeste dos Novos Territórios de Hong Kong. É circundado por duas montanhas, Castle Peak (583m) a Oeste e Kau Keng Shan (507m) a Este.

Utilidades públicas[editar | editar código-fonte]

As maiores instalações de geração de eletricidade de Hong Kong, a Central Elétrica Castle Peak (Estação A e B) e a Central Elétrica Black Point (Estação C), localizam-se no oeste de Tuen Mun.

Educação[editar | editar código-fonte]

Tuen Mun possui 36 escolas primárias e 38 secundárias. Existem três instituições de ensino superior, incluindo a Universidade de Lingnan, o Instituto de Educação Profissional de Hong Kong (IVE) e a Faculdade de Ensino Superior Chu Hai .

Transporte[editar | editar código-fonte]

Comboio Leve[editar | editar código-fonte]

Estação LRT Town Center

Tuen Mun é servido por zonas 1-3 pelo MTR Comboio Leve (zonas 4, 5, 5a são em Yuen Long e Tin Shui Wai ), a fase inicial do que foi concluído e operacional em 18 de Setembro de 1988. O governo decidiu que os centros e os subúrbios seriam ligados apenas por um sistema de transporte ferroviário leve (LRT), enquanto os autocarros alimentados pela Kowloon-Canton Railway Corporation (adquirida pela MTR em 2007) ligariam locais remotos à rede, substituindo os serviços equivalentes do Kowloon Motor Bus, quando aplicável.

Barcos[editar | editar código-fonte]

Ferry boats pouco frequentes operam no cais público, 15 minutos a pé do Cais de Tuen Mun.

A cidade também é servida pelos serviços de ferry do Novo Mundo para Tung Chung (interrompida em 2008 e substituída pelos serviços da Fortune Ferry Tuen Mun - Tung Chung - Sha Lo Wan - Tai O ). Em 28 Janeiro de 2016, a TurboJET lançou novos serviços de travessia inter-fronteiras entre Tuen Mun, Macau e o Aeroporto de Shenzhen (suspensos desde 2019 devido à pandemia da COVID-19). [4] Todos os serviços partem do cais Tuen Mun Ferry Pier.

Veja também[editar | editar código-fonte]

  • Templo de Hau Kok Tin Hau
  • Hong Kong Gold Coast

Referências

  1. «Artefacts found in Tuen Mun in Neolithic period – Antiquities and Monuments Office». Govt of Hong Kong  |obra= e |publicação= redundantes (ajuda)
  2. Anderson, Eugene (2007). Floating world lost : a Hong Kong fishing community. University Press of the South. New Orleans, LA: [s.n.] ISBN 9781931948517 
  3. http://www.census2011.gov.hk/pdf/fact_sheets/DC/L00e.pdf
  4. «TurboJET». www.turbojet.com.hk 

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]